one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cinema

Imagem:

Compartilhar:

Mostra traz 21 filmes surrealistas tchecos para a capital paulista

Criado em 15/03/14 16h57 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Daniel Mello Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A mostra Nouvelle Vague Tcheca - O Outro Lado da Europa - traz à capital paulista 21 longa-metragens produzidos nos anos 1960. “A grande característica da Nouvelle Vague Tcheca é o surrealismo. Essa influência veio da vanguarda dos anos 1920”, explica a curadora da mostra, Gabriela Linck sobre o cinema novo tcheco que poderá ser visto a partir da quarta-feira (19) no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro, e vai até o dia 3 de abril.

A preferência pelo universo onírico distancia essa produção da mais conhecida Nouvelle Vague Francesa. “Essa é a diferença entre ele [cinema tcheco] e a nova onda francesa ou os outros cinemas que são mais inspirados na nova onda francesa, mais ligados a uma estética realista, aquela estética mais voltada ao cinema verdade, ao cotidiano e as pessoas comuns”, explica Gabriela.

Leia mais notícias sobre cultura no Portal EBC

A publicação das obras de Franz Kafka, traduzidas para o tcheco, também tiveram, segundo a curadora, forte influência nesse modo de fazer cinema. No entanto, o universo ligado a sonhos e pesadelos se desenvolve de forma diferente em cada obra. “Tem um tipo que é um surrealismo mais estético, que tem monstros mesmo, em que esse pesadelo é externalizado na estética, na fantasia, no sangue, em vampiros”, pontua Gabriela ao fazer referência a Valerie e sua Semana de Deslumbramentos.

No filme, baseado em um livro com o mesmo nome, a jovem Valerie lida com o despertar da sexualidade durante o carnaval em uma pequena cidade de aspecto medieval. A adolescente passa a se imaginar como uma jovem rica e poderosa e sua avó como uma vampira. As imagens góticas são simbólicas e têm referências psicanalíticas sobre desejos e temores reprimidos.

Entre os diretores presentes na mostra, o mais conhecido é Miloš Forman, famoso por filmes como Um Estranho no Ninho. Gabriela disse que, no evento, será apresentada a primeira obra do cineasta, Pedro, o Negro.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário