one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


2ª Bienal Brasil do Livro e da Literatura de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Bienal retrata arte de resistência aos anos de chumbo

Criado em 16/04/14 19h33 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Do latim re-cordis, a palavra recordar significa voltar a passar pelo coração, trazer de novo ao coração. A lembrança, inscrita no Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, um dos homenageados da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Literatura, que ocorre em Brasília, não poderia ser mais apropriada. Em comum a todos os espaços da Bienal, a memória dos anos de ditadura militar vivenciados pelo Brasil e, sobretudo, da resistência política e cultural ao regime, cujo início completou 50 anos em 2014.

Em dois dos espaços da mostra, a imprensa ganha o centro. Na exposição O Brasil nos Tempos de Chumbo, 86 fotografias de Orlando Brito mostram pormenores do dia a dia de Brasília, entre 1966 e 1985. O olhar acurado e a inteligência do fotojornalista permitiram que ele expusesse nas páginas de grandes jornais as agruras daquele tempo de forma peculiar e crítica. Nas imagens: o dia do golpe de 64; a bota militar que, em primeiro plano, esconde o Congresso Nacional; as nuvens escuras sobre a Esplanada dos Ministérios; os rostos aflitos dos personagens que marcaram aquele período; e, assim, a história do país.

Acompanhe as últimas notícias da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Literatura de Brasília no Portal EBC

“Por trás do olhar cultivado do fotógrafo, treinado para decifrar o mundo, está minha alma de cidadão, na qual abrigo os vínculos e compromissos do filho, do irmão, do marido, do pai, do amigo”, registrou Brito, no texto de abertura da mostra que ele mesmo preparou. Os desfiles militares ladeados por protestos estudantis e populares, acompanhados pelas manifestações de familiares de desaparecidos no Congresso Nacional, são algumas das outras obras expostas com o intuito de colaborar para a “perpétua memória dos fatos”.

Ícone da imprensa alternativa daquela época, o jornal O Pasquim é tema da mostra O Traço do Pasquim no Combate à Ditadura. A exposição, com curadoria de Rick Goodwin, mostra dezenas de charges, desenhos e frases que marcaram o jornal que reagiu à ditadura com muito sarcasmo e ousadia. Moradoras de cidades de Goiás e trabalhadoras da bienal, Marta Pereira, 28, e Gisele Lima, 20, visitaram a exposição e, pela primeira vez, tiveram contato com o impresso que era chamado de “rato que ruge”, pela repercussão que alcançava, apesar da pequena redação.

Marta ficou impressionada com a criatividade dos jornalistas: “Eu já tinha ouvido falar no jornal, mas não sabia que eles usavam tanto o humor. É legal porque faz a gente entender mais”, opina. Gisele, que nasceu mais de dez anos após a volta do país à democracia, diz que não conhecia muito sobre o período ditatorial, mas que “ficou com vontade de saber mais, de procurar ler sobre o assunto”.

Já na área externa à bienal, na Praça do Museu Nacional, todas as noites os shows da resistência lembram a cultura transformada em arma política, nos anos de chumbo. Grupos como MPB-4 e Quinteto Violado, além de artistas como Ivan Lins e Edu Lobo apresentam, gratuitamente, as canções que embalaram gerações de brasileiros. O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, ex-preso político da ditadura e poeta, destacou o papel da cultura no período. “A cultura não silenciou”, disse ele. Ao contrário, “a cultura brasileira resistiu à tirania para dar sua contribuição à reconstrução da democracia”.

Mostras dessa resistência, poesias e peças de teatro que foram apresentadas durante os 21 anos de ditadura militar também podem ser conferidas diariamente na bienal. As releituras incluem Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que será apresentado hoje (16) sob direção de Valdeci Moreira; e A Resistência, de Maria Adelaide Amaral, cuja leitura de Tullio Guimarães será atração na noite desta quinta-feira (17). A programação completa da bienal, que segue até 21 de abril, está disponível no site oficial do evento.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário