one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Jorge, santo guerreiro

Imagem:

Compartilhar:

Dia de São Jorge lembra a data em que o soldado foi degolado

Criado em 23/04/14 10h32 e atualizado em 23/04/14 10h43
Por Portal EBC

São Jorge
São Jorge, santo guerreiro (Wikimedia Commons)

Desde 2008, o Rio de Janeiro transformou o Dia de São Jorge (23 de abril) em feriado estadual. A enorme devoção popular ao santo acabou por transformá-lo em padroeiro extraoficial da cidade, que atribui o título, oficialmente, a São Sebastião.

Considerado um dos mais proeminentes santos militares, São Jorge era capitão do exército romano. Nascido na Capadócia, na Turquia, o guerreiro chamava atenção por não abandonar a fé católica nem mesmo em meio às guerras. Foi torturado sucessivas vezes a mando do imperador Diocleciano na tentativa de fazê-lo abandonar o cristianismo. Mas o soldado continuava firme em suas crenças. Diante das recusas de São Jorge em adorar aos deuses romanos, no dia 23 de abril de 303, Diocleciano ordenou que ele fosse degolado.

O martírio do soldado romano transformou-o em um dos mais venerados santos no catolicismo. Ele é padroeiro de várias cidades, países e regiões do mundo: Inglaterra, Etiópia, Moscou, Londres, Barcelona e Ilhéus, entre outras.

Ouça mais sobre a história de São Jorge:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário