one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Henrique Pereira de Oliveira, pedreiro e escritor

Imagem:

Compartilhar:

Pedreiro se divide entre construções e poesia em Brasília

Criado em 20/04/14 18h37 e atualizado em 20/04/14 19h43
Por Ana Elisa Santana e Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Henrique Pereira de Oliveira, pedreiro e escritor
Henrique Pereira de Oliveira, pedreiro e escritor (Ana Elisa Santana / Portal EBC)

Um pedreiro que constrói casas e poemas. Esse é Henrique Pereira de Oliveira, 64 anos, autodidata, que publicou seu primeiro livro em 2013. Poeta, ele se inspira no dia a dia da construção para escrever os textos. São 36 anos de trabalho como pedreiro e 30 anos fazendo versos. Entre as obras no papel, homenagens a quem lhe ajudou, à família, aos sertanejos que vêm tentar a vida na capital do País e às figuras públicas que admira.  Ao todo já vendeu 1,2 mil exemplares.

Confira a cobertura completa da Bienal em nossa página especial

Todos os dias, depois do trabalho, o piauiense escreve seus versos, seja a pedidos ou por conta própria. As homenagens são entregues às respectivas fontes de inspiração e a satisfação do presenteado é o único tipo de pagamento aceito. A motivação para escrever não tem hora, e se aparecer durante o trajeto para o trabalho, de bicicleta, o pedreiro para, desce e anota. " Do nada, as palavras aparecem na minha cabeça. Então eu paro e escrevo, ou anoto o tema”, explica.

 

Confira entrevista completa: 

 

Na escola, Henrique sequer completou o primário. Para ler, pegava emprestado, ou até mesmo sem o consentimento, os livros dos primos. Se em matérias como matemática as notas eram baixas, em história "tirava até nota mil", conta o poeta.  O ensino foi abandonada em nome do trabalho e o que sabe desde então, aprendeu por conta própria, com os livros. "Sinto um orgulho muito grande de hoje ter o meu livro. E já tenho outros dois no forno, tudo em forma de poesia", alegra-se. 

A primeira obra foi publicada com dinheiro próprio, fruto de muito trabalho. O investimento deu certo e o valor  já foi recuperado. Seja de casa em casa, ou em eventos populares, lá está Henrique, divulgando seu trabalho. "Aqui na Bienal já vendi dois", conta o escritor referindo-se à II Bienal Brasil do Livro e da Literatura, em Brasília.  Nem por isso ele planeja deixar de lado a outra profissão. "Eu gosto cada dia mais de ser pedreiro, de fazer coisas bonitas e pessoas felizes", conclui. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário