one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


mapa dos pontos

Imagem:

Compartilhar:

Teia da Diversidade: mapa nacional reúne dados de mais de 2,7 mil pontos de cultura

Criado em 23/05/14 06h43 e atualizado em 23/05/14 16h41
Por Leandro Melito Fonte:Edição: Leyberson Pedrosa - Portal EBC

Natal - O coletivo Soy Loco Por Ti e o Laboratório de Cultura Digital lançaram o mapa nacional dos Pontos de Cultura nesta sexta-feira (23) na Teia da Diversidade. O site se torna a maior base de dados disponibilizada sobre o programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (Minc). A ação voi desenvolvida a partir dos dados homologados pela Secretaria de Cultura e Diversidade Cultural do Minc. Por meio do site, é possível consultar informações atualizadas de 2706 pontos ao redor do país. (número em constante atualização)

"É o início de um grande processo de mapeamento dos pontos. A ação vai proporcionar um conjunto de ferramentas de participação e democracia digital para o conjunto dos pontos de Cultura", afirma João Paulo Mehl, responsável pelo desenvolvimento do site. Ele ressalta que o processo foi realizado de forma aberta e colaborativa.

Segundo Melh, os dados podem ser constantemente incluidos ou atualizados pelos próprios pontos de Culutra. "Nesse primeiro momento já vai ser possível essa colaboração a partir da atualização de dados e ao longo  dos próximos meses muitas novidades vão surgir nessa plataforma", promete.

Confira entrevista em vídeo sobre o desenvolvimento do mapa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Tecnologia aberta

O processo de criação do do mapa utilizou programas que utilizam código de dados abertos, que permitem conhecer como o site foi desenvolvido. O código poderá ser baixado, modificado e atualizado e todo o histórico de desenvolvimento do projeto estará disponível em duas plataformas de desenvolvimento.. "Assim, qualquer pessoa, qualquer ponto de cultura que quiser contribuir com esse processo, poderá fazê-lo tanto pela plataforma Corais onde foi feita a gestão do processo quanto pelo sistema de desenvolvimento, chamado de Gate Ruby onde todo o código está sendo desenvolvido". 

Mehl explica ainda que o Mapa dos Pontos de Cultura é uma demanda histórica da rede de cultura. "Por ele, você consegue encontrar a localização dos Pontos de Cultura,  saber de onde vem  toda essa diversidade brasileira que a rede de pontos de cultura gerou", enfatiza.

Filtros de busca

As pesquisas no site podem ser feitas de diferentes formas por meio de filtros disponíveis por nome do ponto, por estado, pou por  temas.

Saiba mais informações sobre a utilização do mapa no vídeo abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Clique na imagem para navegar pelo mapa:

Saiba mais sobre o projeto.

Leia mais notícias sobre a Teia aqui

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário