one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Energia do Artesanato na Copa é o tema da exposição que o Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis) disponibiliza para os turistas que visitarem o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo.

Imagem:

Compartilhar:

Rio terá exposição de artesanato fluminense na Copa do Mundo

Criado em 31/05/14 17h52 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Rio terá exposição de artesanato fluminense na Copa
Energia do Artesanato na Copa é o tema da exposição que o Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis) disponibiliza para os turistas que visitarem o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo. (Imprensa / Governo do Rio de Janeiro)

Energia do Artesanato na Copa é o tema da exposição que o Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis) disponibiliza para os turistas que visitarem o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo. A exposição, que prevê também a comercialização dos produtos desenvolvidos, será aberta segunda-feira (2), na Casa do Artesanato, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, e se estenderá até o dia 11 de julho.

A mostra oferecerá ao público peças elaboradas a partir de técnicas tradicionais de artesanato de todas as regiões do estado, incluindo, por exemplo, bordados e esculturas de vidro e argila.

A subsecretária de Comércio e Serviços da Sedeis, Dulce Ângela Procópio, informou que além de ter a oportunidade de vender suas criações diretamente para o público, os artesãos participarão de cursos para aprimorar seus conhecimentos. Segundo ela, as oficinas estarão franqueadas ao público, bastando para isso que as pessoas façam inscrição prévia.

Leia também: Fifa amplia horário de funcionamento dos postos de retirada de ingresso

O professor Paulo Ormindo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), abrirá a mostra com palestra que pretende chamar a atenção para o artesanato inspirado nas artes. Ormindo é  graduado em gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializado em ilustração botânica pela Fundação Botânica Margaret Mee, no Royal Botanic Garden, Inglaterra.  É também  professor convidado da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Dulce Procópio lembrou que o artesanato fluminense é responsável pela geração de renda e manutenção de diversas famílias em todo o estado. “É um artesanato muito mais de raízes e de subsistência, de renda”. A variedade das peças demonstra a riqueza do artesanato fluminense.

O tema da exposição Energia do Artesanato na Copa pretende trazer o turista que vem assistir aos jogos da Copa do Mundo para conhecer o artesanato produzido no Rio de Janeiro, reiterou  a subsecretária. “ É isso que a gente quer”.

Atualmente, o Programa de Artesanato da Sedeis tem em torno de 6 mil artesãos cadastrados. Um desses artesãos, a bordadeira Marcia Rigoni, já exporta para a Itália, Argentina e Portugal, tendo como fonte de inspiração a paisagem da cidade do Rio de Janeiro, a fauna e a flora do país. Outra artesã, Ana Ortiz, que faz de jornais matéria-prima para seus trabalhos, transformou a atividade em complemento de renda da aposentadoria.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário