one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teia

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é a PEC 150, debatida durante a Teia da Diversidade

Criado em 22/05/14 13h55 e atualizado em 22/05/14 20h20
Por Noelle Oliveira * Edição:Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Cortejo dos Pontos de Cultura na Teia da Diversidade 2014
Pontos de Cultua percorreram ruas centrais da capital potiguar no cortejo da Teia da Diversidade (Leandro Melito / Portal EBC)

Além dos pedidos de aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva, a Proposta de Emenda Constitucional número 150, de 2003, foi outro tema discutido na abertura da Teia Nacional da Diversidade, nesta quinta-feira, em Natal. A proposta prevê o repasse anual de 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento dos estados e do Distrito Federal e 1% do orçamento dos municípios, de receitas resultantes de impostos, para a cultura.

Confira cobertura completa no Portal EBC

A PEC tramita na Câmara há mais de 10 anos e aguarda votação em Plenário desde 2009. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o texto foi enviado ao governo federal para análise de viabilidade financeira, porém não foi respondido. "Vamos dar um prazo de 30 dias, caso não haja resposta, vou pautá-la para votação", disse Alves para a ministra da Cultura, Marta Suplicy, pedindo apoio para obter um posicionamento orçamentário.

Confira aúdio da Rádio Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

De acordo com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), também presente na abertura da Teia, a emenda é decisiva para um salto qualitativo cultural no Brasil. "A questão é que a Fazenda nunca quer que passe vinculação constitucional de recursos. Mas, a Saúde e a Educação já têm, e a Cultura não", considerou. "O que já foi conversado com o MInistério da Cultura, mas não com o da Fazenda, é que façamos um escalonamento desses 2%. Então, fizemos uma proposta e é provavel que ela seja votada em Plenário", explicou. A deputada adianta que, a proposta é escalonar em quatro anos a vinculação até chegar aos 2% -- o que daria um valor em torno de 0,5% ao ano . "A proposta ainda será discutida, mas é melhor escalonar do que não ter", conclui. 

*Colaborou Xico Teixeira, Rádios EBC

Edição: Edgard Matsuki

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário