one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projetor de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Mostra de filmes sobre futebol chega ao Rio e percorre cidades-sede da Copa

Criado em 26/06/14 21h50 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

 

Para aproveitar o clima de Copa do Mundo que tomou conta das ruas de todo o Brasil, uma turnê de filmes com temática futebolística está percorrendo as 12 cidades-sede do Mundial, mostrando aos torcedores que é possível unir futebol e cinema. Nesta quinta-feira (26), foi a vez do Rio de Janeiro receber o festival CINEfoot, com uma seleção que inclui cinco longas de diversas nacionalidades, além de curtas-metragens.

Desde o último dia 9, quando a turnê foi iniciada em Salvador, mais de 7.500 espectadores já assistiram aos filmes que integram o festival nas cidades de São Paulo, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Cuiabá e Brasília. No Rio de Janeiro, a mostra está reunindo títulos como R49 – O Meteoro Atleticano, de Diego Lisboa, que conta o impacto da chegada do jogador Ronaldinho Gaúcho ao clube Atlético Mineiro, além do longa francês Looking for Rio, de Emmanuel Besnard e Gilles Perez, e o búlgaro Stoichkov, de Borislav Kolev. Um dos destaques do festival é o filme brasileiro Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos, de Geneton Moraes Neto, que retrata o resgate da dignidade dos jogadores que disputaram o Mundial de 1950.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo pelo Portal EBC

Para o curador e idealizador do festival, Antônio Leal, brasileiros e estrangeiros encontram no festival uma programação diversificada, composta de vários filmes sobre o esporte, e que raramente são exibidos. “O festival consegue levar esses filmes para as cidades, já que a exibição deles é muito difícil. Com a turnê durante a Copa, queremos oferecer à população local e aos turistas, a oportunidade de contato com uma fotografia muito rara”, disse.

Amanhã (27) e em 3 de julho, dias que não terão jogos da Copa, a opção para os torcedores que querem aproveitar o lado cultural da capital fluminense é assistir a uma sessão especial de 100 minutos, que reunirá curtas-metragens de vários países, como Alemanha, Portugal, Brasil, Uruguai e Argentina. “Preparamos uma mostra composta por dez curtas, e ali teremos um grande mosaico de filmes sobre futebol. Queremos que as pessoas tenham contato com esses filmes, nos quais terão observação ampla de como esses países lidam com suas histórias”, explicou Antônio Leal.

Com cinco edições regulares, além da turnê, o CINEfoot foi criado em 2010, ano da Copa do Mundo na África do Sul, e atualmente é o único festival de cinema do Brasil e América Latina exclusivamente sobre futebol. “O festival surgiu para abrir uma janela de visibilidade e promoção de uma fotografia que estava completamente esquecida e sem espaço no Brasil. Uma frase muito usada por nós é que até a criação do CINEfoot, em 2010, o país do futebol não tinha um festival de cinema de futebol. A cada ano cresce o número de filmes da mostra”, salientou.

A mostra ficará no Rio de Janeiro até o próximo dia 3, no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, e no Cinemaison, Embaixada da França; ambos no centro da capital fluminense. A entrada é franca. A programação e os horários podem ser consultados no site.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário