one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Expressão Literária fala de Ariano Suassuna

Imagem:

Compartilhar:

Clima de comoção e festa marca sepultamento de Ariano Suassuna

Criado em 24/07/14 19h36 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O corpo do escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna foi enterrado na tarde de hoje (24) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife. A cerimônia foi marcada por um misto de comoção e de festa e teve a participação de diversos grupos de folguedos populares.

Suassuna morreu na tarde de ontem (23), aos 87 anos, de parada cardíaca provocada por hipertensão intracraniana. Ele estava internado desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, no Recife, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Leia também no Portal EBC:

Morre, aos 87 anos, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

Com a morte de Suassuna, ABL perde o terceiro acadêmico em um mês

O velório de Suassuna começou ontem, por volta das 23h30, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.


Hoje de manhã, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou uma cerimônia religiosa no velório. Em clima de profunda comoção, familiares, amigos e fãs compareceram para prestar a última homenagem ao escritor e dramaturgo, que nasceu na Paraíba, mas passou a maior parte de sua vida em Pernambuco.

O governador do estado, João Lyra, decretou três dias de luto pela morte de Suassuna.

Confirmada a morte do escritor, que ocupava a Cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), diversas autoridades lamentaram a perda, entre elas, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e a presidenta Dilma Rousseff. A presidenta, inclusive, cancelou a agenda desta manhã no Palácio do Planalto e a viagem que faria a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para participar do velório de Suassuna.

Em nota, a presidenta disse que a literatura brasileira perdeu um grande referencial e que  guarda ótimas recordações dos encontros que teve com o escritor.

Também compareceram no velório os governadores de Pernambuco, João Lyra Neto, da Bahia, Jaques Wagner, e da Paraíba, Ricardo Coutinho, o prefeito do Recife,Geraldo Júlio, o senador Humberto Costa (PT-PE) e o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos.

A Academia Brasileira de Letras foi representada por seu presidente, Geraldo Holanda Cavalcanti, e pelo acadêmico Evanildo Bechara.

Ariano Suassuna é autor de extensa obra, com dezenas de peças de teatro e romaces publicados. O Auto da Compadecida é sua obra de maior alcance popular.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário