one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livros infantis pendurados em árvores atraem crianças na Praça da Matriz durante a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty.

Imagem:

Compartilhar:

Literatura russa é um dos destaques do segundo dia da Flip

Criado em 31/07/14 07h13 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Flávia Villela Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Urbanismo, cidadania, poesia e prosa à tradição literária russa estão entre os temas centrais do segundo dia da Feira Literária Internacional de Paraty, nesta quinta-feira (31).

Acompanhe mais no tícias sobre o evento literário 

O circuito alternativo traz debates sobre ilustração, sociedade e literatura, políticas públicas para a leitura, além de lançamento de livros e apresentações de teatro e cinema. Cerca de 50 autores de 15 países participam da Flip. Pela primeira vez, a Rússia estará presente na mostra. O escritor russo Vladimir Sorokin participa às 15h de uma mesa com a ensaísta norte-americana Elif Batuman em que vão discutir literatura russa e temas afins.

Na programação da Flipinha, há musicais de estudantes de escolas da cidade, conversas com autores infantojuvenis e declamação de textos de Millôr Fernandes – homenageado da festa este ano.

Ontem (30), na mesa de abertura da festa literária, o crítico de arte Agnaldo Farias destacou o valor da obra de Millôr para a arte brasileira.

Ele apontou a erudição e a ironia como elementos presentes na obra gráfica de Millôr, que segundo ele, foi influenciada por vários artistas renomados como os espanhóis Miró, Picasso, o suíço Paul Klee, entre outros. O crítico classificou alguns cartoons mostrados na palestra de "pura poesia visual".

Em seguida, os humoristas Reinaldo Batista e Hubert Aranha,  da trupe Casseta e Planeta, entrevistaram o cartunista Jaguar – amigo e parceiro de Millôr em jornais, como O Pasquim. Os cassetas, que trabalharam no Pasquim no fim no fim dos anos 70 e início dos 80, mencionaram a admiração pelo trabalho de Millôr que, segundo eles, foi vital para a escolha profissional de cada um.

"No meu tempo não tinha Harry Potter, então, lia Millôr quando criança e sou o que sou também graças a ele", contou Reinaldo ao lembrar que a influência de Millôr na sua vida começou  cedo.

Jaguar arrancou risos da plateia ao contar que Millôr não foi preso como a maioria dos demais integrantes durante a ditadura, devido à publicação do jornal O Pasquim, porque o carro ficou lotado, como os outros presos. "Felizmente, tudo aqui é uma esculhambação, inclusive a repressão. Então disseram que iam voltar para prendê-lo e como ele era um cara brilhante não ficou para esperar", destacou. "O Millôr foi o cara que mais admirei na vida. Era o maior intelectual, maior escritor, dramaturgo”, acrescentou.

O show de abertura, pela primeira vez gratuito, com a cantora Gal Costa, que tocou músicas do novo disco Recanto, além de clássicos de seu repertório, empolgou milhares de pessoas que se espalharam pela tenda da Flipinha e praças com telões que transmitiram o espetáculo.

Até domingo (3), estão previstas mais de 200 atividades, entre shows, lançamentos de livro, debates, exposições e exibições de filmes. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 25 mil pessoas até o fim do evento.

As mesas oficiais da Flip podem ser assistidas ao vivo pela internet no site da Flip.

Editor: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário