one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governador do DF anuncia apoio do CNJ para resolver crise em unidade de adolescentes

Imagem:

Compartilhar:

Adolescentes lançam livro sobre Justiça juvenil no Brasil

Criado em 13/08/14 21h15 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

Adolescentes que cumprem ou cumpriram medidas socioeducativas lançaram nesta quarta-feira (13) o manual A Participação de Adolescente na Construção da Justiça Juvenil do Brasil, na abertura da 231ª Assembleia do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Confira mais notícias de cidadania no Portal EBC

O objetivo do manual, com depoimentos de adolescentes, é dialogar com os jovens em geral. Além disso, mostra temas como o olhar dos internos sobre o sistema socioeducativo, a violência institucional, as convenções sobres os direitos da criança e o marco legal. Os adolescentes mostram o que vivem quando inseridos no sistema socioeducativo brasileiro.

José Wilson de Freitas, representante do Fórum Nacional de Adolescentes, 19 anos, já cumpriu medida socioeducativa e participou da elaboração do manual. O objetivo do livro, segundo ele, "é mostrar para as pessoas a opinião dos adolescentes que vivem na pele a realidade das instituições ditas socioeducativas; o que eles pensam em relação aos centros de internações. São adolescentes de todo o país, que cumpriram tais medidas e deram seus depoimentos”.

O manual é fruto da Terceira Oficina Nacional de Adolescente, feita em Brasília, em 2012, e foi produzido pela Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei, formada por adolescentes, suas famílias, defensores públicos e centros de defesa. A publicação está disponível na internet, ou pode ser adquirida mediante pedido para o e-mail renadebrasil@gmail.com.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário