one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Folia Itaboraí

Imagem:

Compartilhar:

Folia de reis e violeiros animam vida cultural de Itaboraí, no Rio

Criado em 22/08/14 18h42 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Isabela Vieira Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O crescimento populacional, provocado em grande parte pelas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, despertou no município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio, a  necessidade de dinamização da identidade cultural. Razão pela qual a cidade organiza a apresentação, neste fim de semana, de grupos de folias de reis e violeiros como forma de incentivar a cultura local na Semana Fluminense do Patrimônio Imaterial.

“Os moradores estão ávidos para preservar sua identidade. As pessoas passaram a valorizar mais seus referenciais históricos. Boa parte das pessoas não tinha conhecimento da existência do Convento de São Boaventura, há dez anos; mesmo moradores de Itaboraí. Hoje, impossível alguém não saber. O centro histórico é mais reconhecido, as pessoas querem vir, tirar foto”, explicou o presidente da Fundação Cultural do município, Cláudio Rogério, que recebe as apresentações.

Leia outras notícias sobre Cultura

Apesar do interesse pelo patrimônio histórico, Rogério conta que muitas expressões culturais estão em extinção. Por isso, o encontro de folia de reis do leste fluminense quer reunir e celebrar os grupos que restaram, incluindo os de municípios do entorno. “Na década de 1990 eram mais de dez folias de reis. Hoje só temos duas. Isso demonstra o prejuízo que estamos tendo culturalmente, caso a manifestação seja perdida”, destacou, em tom de alerta.

Em defesa do Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira, Rogério acrescenta que outras manifestações culturais estão enfraquecidas na região. “Tínhamos 14 escolas de samba no município, em 1999, e hoje fazemos um esforço para colocar três na avenida. Os blocos são em número considerável, ainda, mas muitos perderam as características dos anos de 1960 a 1980”, lamenta ele..

Além das apresentações de folia de reis, está previsto um encontros de violeiros neste sábado (23), na Casa Heloísa Alberto Torres, no centro histórico da cidade, a partir das 13h.

Como parte da programação, ficará disponível ao público, na Fundação Cultural de Itaboraí, até o final de setembro, a mostra Patrimônio Imaterial e Folclore do Leste Fluminense, com a exposição de instrumentos, vestimentas e fotografias que revelam a cultura regional.

*Colaborou Raquel Junia, repórter do Radiojornalismo

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário