one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hamilton de Holanda e Orquestra tocaram músicas de novo trabalho, dedicado à obra de Pixinguinha

Imagem:

Compartilhar:

Circuito Mimo abre hoje no Rio série de concertos musicais gratuitos

Criado em 02/09/14 17h02 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Alana Gandra Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O primeiro concerto do Circuito Mimo no Rio de Janeiro será realizado às 18h desta terça-feira (2), no Outeiro da Glória. Maior festival gratuito de música instrumental do país, o Mimo é apresentado há 11 anos em cidades históricas brasileiras e está se expandindo agora para grandes cidades como o Rio e Belo Horizonte.

Segundo a idealizadora e diretora-geral e artística do evento, Lu Araújo, o circuito foi criado com o intuito de extrapolar as datas dos festivais realizados nesse período nas cidades históricas para que outras cidades recebam “pílulas de programação” do Mimo e mantenham o conceito de promoção de concertos em espaços do patrimônio histórico, permitindo a circulação de grandes nomes da música instrumental pelo país.

Veja também no Portal EBC:

Festival de audiovisual ambiental exibe 62 filmes sobre meio ambiente

Exposição Genesis, de Sebastião Salgado, chega a Brasília

Setor teatral lança documento criticando demora na aprovação do ProCultura

Para o Rio, estão programados mais dois concertos este ano: no dia 23 deste mês e no dia 14 de outubro. Em Belo Horizonte, as apresentações serão nos dias 13 e 14 de outubro.

A atração desta noite no Outeiro da Glória é a Orquestra Chaarts, formada por 13 músicos vindos de diversos grupos e universidades da Suíça, cujo repertório vai da música colonial à contemporânea, passando pelo jazz de mestres como Duke Ellington. No programa de hoje destacam-se peças de compositores clássicos como  Vivaldi e Mozart. “São 13 músicos de grande personalidade, com destaque para o saxofonista Daniel Schnyder. E é uma rara oportunidade ver um show dessa qualidade, de graça, no Rio de Janeiro”, disse Lu.

A Orquestra Chaarts apresentou-se no último sábado de agosto (30) na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, no Festival Mimo. A atração do dia 23, no Outeiro da Glória, será o Duo Milewski, participante do Mimo há dez anos, cujo repertório vai da música barroca ao chorinho. No dia 14 de outubro, apresenta-se o instrumentista Custódio Castelo, referência na renovação da guitarra portuguesa nas duas últimas décadas.

Iniciado em Olinda, Pernambuco, em 2004, o Mimo está atualmente em mais três cidades brasileiras: Ouro Preto, Paraty, no Rio de Janeiro, e Tiradentes, em Minas Gerais.

Lu Araújo informou que, paralelamente aos concertos instrumentais, são realizados fóruns de ideias e festivais dedicados à música no cinema, com destaque para filmes que abordam biografias de pessoas ligadas à música. Outra característica do Mimo é que os artistas que participam do festival dão aulas para músicos iniciantes.

As inscrições para o Mimo Paraty e o Mimo Tiradentes já estão abertas no site www.mimo.art.br.

O percussionista Naná Vasconcelos será um dos professores em Paraty. Em Tiradentes, dará aulas o trompetista Jessé Sadoc. “As aulas são sempre para músicos. A ideia é promover o aperfeiçoamento, a reciclagem, a troca de experiências entre músicos já profissionais e jovens músicos”, disse Lu.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário