one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós

Imagem:

Compartilhar:

Confira os filmes do Festival de Brasília deste sábado (20/9)

Criado em 19/09/14 20h36 e atualizado em 19/09/14 20h45
Por Portal EBC

Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós
Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós (Divulgação )

Brasília - Este sábado, quarta noite do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, terá a exibição do longa-metragem Branco sai. Preto fica, de Adirley Queiroz (DF) e dos curtas-metragens Nua por dentro do couro (MA), de Lucas Sá, e Castillo y el Armado (RS), de Pedro Harres.

A Mostra Competitiva acontece de 17 a 22 de setembro, às 20h30, no Cine Brasília e no Sesc Ceilândia, Teatro de Sobradinho, CG do Gama e Teatro da Praça de Taguatinga. No Cine Brasília as entradas custam R$ 12 e R$ 6 (meia). Nos demais locais, a exibição é gratuita.

Confira a cobertura completa do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Banco sai. Preto fica (DF), 2014. Ficção, cor, 93 min, 12 anos. Com Marquim do Tropa, Shockito, Dilmar Durães, DJ Jamaika e Gleide Firmino.

Sinopse
O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.

Direção:
Adirley Queirós é diretor de cinema e roteirista. Dos 16 aos 25 anos, foi jogador de futebol profissional. Afastado da carreira, retornou os estudos. Aos 28 anos, ingressou na Universidade de Brasília (UnB), onde se graduou em Cinema em 2005, já com 35 anos. Desde então, tem uma atuação cultural constante, principalmente junto à periferia do Distrito Federal. Realizou Rap, o canto Da Ceilândia (que ganhou treze prêmios no Brasil), Dias de greve, Fora de campo e A cidade é uma só? (ganhador de vários festivais no Brasil).

Trailer
 


Nua por dentro do couro (MA), 2014. Ficção, cor, 21 min, 14 anos. Com Gilda Nomacce, Miriã Possani, Lia Gonçalvez de Azevedo, Tais Galindo, Dagma Colomby, Marcela Bueno e Teci Jr. Pereira.

Sinopse
Ela protege sua carne, mas o couro começa a cair.

Direção:
Lucas Sá nasceu em São Luis (MA) e tem 21 anos, produziu e dirigiu curtas premiados no Brasil e no exterior, como O membro decaído, Os grilos do sul gritam aurora, Ruído branco e o documentário No interior da minha mãe. Atualmente finaliza o curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, além de atuar como montador e fotógrafo de outros projetos.

Trailer:
 


Castillo y el Armado (RS), 2014. Animação, cor, 13 min, 12 anos. Com Ruben Castillo, Pilly Calvin, José Edil, Vinícius Costa, Maurício Gonçalves.

Sinopse
Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

Direção
Pedro Harres é diretor, roteirista e vídeo-artista. Castillo y el Armado é sua estreia na animação. Nascido em Porto Alegre, é graduado em Cinema e Filosofia pela UNISINOS e UFRGS. Tem realizado workshops internacionais de roteiro e produção como BrLab e Generation Campus Moscou. Um animal menor, seu primeiro curta, ganhou vários prêmios pelo país.

Trailer
 


Confira também a programação das demais atividades do 47º FestBrasília:

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Debates sobre os filmes de longa-metragem da Mostra Competitiva

Mostra Brasília - 18 a 22 de setembro

Festivalzinho exibe curtas infantis premiados

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário