one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Seminário Desenvolvimento econômico: produção e exibição, realizado durante o 47º FestBrasília

Imagem:

Compartilhar:

Festival de Brasília debate ações e resultados das políticas públicas para o cinema

Criado em 19/09/14 14h08 e atualizado em 02/01/15 12h47
Por Tássia Martins Edição: Thaísa Oliveira - Fonte:Campus Online*

Seminário Desenvolvimento econômico: produção e exibição
Seminário Desenvolvimento econômico: produção e exibição, realizado durante o 47 FestBrasília (Matheus Bastos/Campus Online)

As ações do programa Brasil de Todas as Telas foram apresentadas nesta quinta-feira (18/9) no seminário Desenvolvimento econômico: produção e exibição. O debate ocorreu no Museu Nacional da República como parte da programação do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se encerra na próxima terça-feira (23/9).

O programa é uma iniciativa governamental que articula parcerias, propõe modelos de negócios e reúne recursos financeiros para o cinema no país. O representante da Secretaria de Políticas de Financiamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Rodrigo Camargo, apresentou os eixos (produção e distribuição de obras audiovisuais, desenvolvimento de projetos, capacitação e formação profissional e infraestrutura de exibição) e os dados mais recentes do projeto, implementado em julho deste ano.

Para Camargo, a ideia consolida a política do audiovisual, que iniciou nova fase com a criação da Ancine, em 2001, e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em 2006; e se aperfeiçoou com a entrada em vigor da Lei da TV Paga (Lei 12.485/2011), em 2011, e com início do programa Cinema Perto de Você, em 2012.

Confira a programação dos seminários do Festival, de 17 a 23 de setembro

O representante do Circuito Itaú de Cinema, Adhemar Oliveira, acredita que o país vive um momento diferenciado na história da produção audiovisual. “Nos últimos tempos houve um real pensamento do cinema como uma indústria, pensando todos os elos: da produção, de distribuição e de exibição. Eu vejo isso na prática. Nos últimos anos, tem existido o olhar para os elos da cadeia de cinema como um todo.”

O convidado da Tucuman Distribuidora de Filmes e do Cine Cultura Liberty Mall, Nilson Rodrigues, criticou as ações da Ancine. Segundo ele, apesar de benéficas, elas estão atrasadas e deixam o Brasil atrás de países como México e Argentina no processo de digitalização das salas de cinema. “Agora, tardiamente, a Ancine resolveu que vai financiar diretamente os complexos com até duas salas de cinema”, disse.

Resultados
O retorno dos projetos apoiados pela Ancine também foi questionado e Nilson Rodrigues apontou para a importância de debater que tipo de produção o dinheiro público está financiando. Para ele, partindo do pressuposto de que as produções recebem os mesmos recursos e condições para realização, a agência pode criar critérios de meritocracia para avaliar o retorno – levando em consideração que existem vários que demonstram sucesso e não só o comercial/financeiro. “Isso tudo para não continuar produzindo muitos filmes sem a responsabilidade de resultados. Do jeito que está, produzir vira um negócio por si só”, defende.

O representante da Ancine, Rodrigo Camargo, reforçou esse pensamento e disse que o Brasil de Todas as Telas trabalha com investimentos e não com apoio não reembolsável. Ele explicou que existe uma forma de pontuação que avalia o retorno dessas produções e que serve, inclusive, para renegociar novos editais com o governo em anos seguintes.

Outros temas como as estratégias de distribuição dos filmes nacionais, de alcance de públicos específicos, de participação popular por meio das mídias sociais e de diversidade da programação dos cinemas brasileiros também foram discutidos durante o dia. As ações do programa Brasil de Todas as Telas apresentadas no seminário podem ser encontradas no site da Ancine. Esse e outros seminários do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro estão sendo gravados e transmitidos ao vivo no site oficial do festival, acompanhe aqui.

Fique por dentro também a programação das demais atividades do 47º FestBrasília:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Debates sobre os filmes de longa-metragem da Mostra Competitiva

Mostra Brasília - 18 a 22 de setembro

Festivalzinho exibe curtas infantis premiados



Edição: Thaísa Oliveira - Campus Online*
Supervisão: Ana Elisa Santana/Portal EBC

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 47º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Clique aqui para ler todas as reportagens da parceria.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário