one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Taguatinga recebe até terça-feira (23/9) saraus e shows abertos à população

Imagem:

Compartilhar:

Festival de Brasília marca presença em todo o Distrito Federal

Criado em 18/09/14 13h57 e atualizado em 02/01/15 12h47
Por Amanda Venício Edição: Thaísa Oliveira Fonte:Campus Online*

Ilustração - Festival de Brasília nas satélites
Taguatinga recebe até terça-feira (23/9) saraus e shows abertos à população (Amanda Venício/Campus Online)

A programação do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nas regiões administrativas não se restringe à exibição de filmes. Taguatinga, Gama, Ceilândia e Sobradinho também recebem oficinas e debates. Em Taguatinga, no entanto, o evento extrapola a sétima arte: apoiada pelo Festival, a poetisa brasiliense Marina Mara organizou uma programação cultural gratuita com artistas regionais, que começou nesta quarta-feira (17/9). “As atividades foram criadas este ano para os artistas locais mostrarem a arte da cidade e chamarem um público que nem sabia que gostava de cinema”, conta.

As atrações se apresentam no Teatro da Praça logo após a exibição das mostras competitivas, que têm início às 20h30. Paralelamente, a programação tem ainda uma feira de artesanatos com artistas locais. A abertura foi com o projeto de música e poesia Sarau Psicodélico, formado pelas bandas Substantes e Velhos Medos e pela poetisa Cida Sann. Nesta quinta-feira (18/9) a também poetisa Beth Jardim se apresenta e na sexta (19/9), a programação fica por conta da Banda Jenipapo. No sábado, 20, mais poesia com membros do projeto Lounge Poético e o músico Arun.

Confira a programação completa da Mostra Competitiva do Festival

Dirigida por José Regino, a peça de teatro Mulheres Brincantes do grupo Casa Moringa será apresentada no domingo (21/9). No mesmo dia, o músico Gérson Deveras, líder do grupo dos anos 90 Os Cachorros das Cachorras, encerra a programação com músicas do álbum ainda em produção. O artista destaca filas menores e facilidade para estacionar como vantagens para quem vai ao evento nas regiões administrativas, e acredita que o festival nas outras regiões da cidade é uma forma de contemplar a população local. Deveras espera que as projeções das próximas edições possam ser realizadas também em lugares do Entorno.

O organizador desta edição do Festival de Brasília, Miguel Ribeiro, afirma que a descentralização do evento em relação ao Plano Piloto tem sido realizada desde 2011. “O ganho é para todos. Os filmes são vistos por um público maior e a plateia tem a chance de participar do festival”, diz. Miguel destaca também a intenção de deixar um legado que extrapole os dias de festival, com a aquisição de equipamento de som e projeção para o Teatro da Praça, em Taguatinga, o Teatro de Sobradinho e o Centro de Ensino Médio 01 (GC) do Gama.

Outra novidade da 47ª edição do festival é o Festivalzinho, parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que exibe curta metragens com temática infantil. Escolas do Plano Piloto e de mais de 16 regiões administrativas recebem a iniciativa, além do Cine Brasília e do Museu Nacional da República. Confira a programação.
 

Confira também a programação das atividades do 47º FestBrasília:

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Mostra Brasília - 18 a 22 de setembro



Edição: Thaísa Oliveira
Supervisão: Ana Elisa Santana
/Portal EBC

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 47º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Clique aqui para ler todas as reportagens da parceria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário