one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


'Cabra marcado para morrer' , de Eduardo Coutinho

Imagem:

Compartilhar:

Festival de Cinema de Brasília homenageia Eduardo Coutinho

Criado em 17/09/14 16h55 e atualizado em 17/09/14 22h07
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Cabra marcado para morrer
'Cabra marcado para morrer', de Coutinho, tem exibição de cópia restaurada durante o Festival, além de mostra da filmografia do diretor (Divulgação)

O 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, neste ano, vai homenagear o documentarista Eduardo Coutinho, com retrospectiva completa do trabalho do diretor. O evento, que acontece entre 16 e 23 de setembro, vai premiar curtas e longas-metragens de todos os gêneros.

Leia mais notícias:

Festival de Cinema de Brasília homenageia Eduardo Coutinho e Glauber Rocha

Filmes longa-metragem exibidos no Festival de Brasília serão tema de debates

O festival vai apresentar em uma mostra especial a filmografia do diretor, incluindo uma cópia restaurada de 'Cabra Marcado para Morrer', obra que marcou o cinema brasileiro por sua profunda reflexão sobre o impacto do golpe militar no país.

O filme, de 1985, é uma narrativa da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. As filmagens sobre sua história, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Após 17 anos, Coutinho retoma o projeto, cujo tema passa a ser o drama da família durante o regime militar.

“Desejamos nesta edição homenagear a figura de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes documentaristas do país e cujo marco de vida, como produtor, diretor e realizador é o Cabra Marcado para Morrer. Além da extensa filmografia que ele conduziu, esse é marcante por todo o conjunto de circunstâncias e de história que carrega consigo”, disse o secretário de Cultura do Distrito Federal.

Confira a estrevista feita com Beth Formaggini, que já trabalhou com Coutinho. Ela fala sobre a importância do cinema do diretor e sobre as inovações que ele trouxe com seu olhar diferenciado:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi encontrado morto no dia 2 de fevereiro, dentro de casa, no bairro da Lagoa, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Dois dias depois, o filho do cineasta Daniel Coutinho confessou o assassinato.

As atividades do festival serão realizadas no Cine Brasília e em mais cinco cidades do Distrito Federal. Além das mostras competitivas, haverá ainda o festivalzinho, debates, oficinas, lançamentos, entre outras atividades.

Confira a programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2014

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário