one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Glauber Rocha é homenageado na abertura do Festival de Cinema de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Glauber Rocha é homenageado na abertura do Festival de Cinema de Brasília

Criado em 16/09/14 20h57 e atualizado em 17/09/14 00h51
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Brasília - O Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro abriu oficialmente sua 47ª edição nesta terça-feira (16) com a exibição de uma cópia restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol, principal filme de Glauber Rocha lançado às vésperas do Golpe Militar de 1964 e que completa 50 anos em 2014.

O filme conta a saga do Manoel (Geraldo Del Rey), pobre e explorado, que depois de assassinar o patrão refugia-se com sua mulher Rosa (Yoná Magalhães). O Deus e o Diabo na Terra do Sol foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964.

"Deus e o Diabo nos convoca para colocarmos nossa cara na frente do espelho das nossas grandezas e das nossas misérias. É um filme que funda um idioma cinematográfico, é uma peça fundadora desse idioma, pois nos coloca face a face com aquilo que somos", destacou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira.

Pereira classificou o filme como um "registro de resistência ao arbítrio", que pode ajudar a sociedade brasileira a "virar a página dos anos de prisões arbitrárias, torturas e mortes que ocorreram durante os anos de Ditadura no país (1964-1985).

"O Festival retoma com vigor seu espírito do cinema de invenção, do cinema que não se apega a gêneros, mas à qualidade dos filmes", destacou Paloma Rocha, filha de Glauber que esteve presente ao festival ao lado de seu irmão Henrique Carvalho. Paloma ressaltou que a restauração do filme só foi possível graças às políticas culturais implementadas por Gilberto Gil, quando foi ministro da Cultura.

O Festival de Brasília contará com mostras competitivas de longas, curtas e de filmes realizados na cidade, além de seminários, oficinas, debates e de um festival com curtas infantis premiados. O evento acontece no Cine Brasília e em outros espaços espalhados pelo Distrito Federal até o dia 23 de setembro.

Confira também a programação das atividades do 47º FestBrasília:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário