one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Moradores elogiam escolha de Taguatinga como subsede do Festival de Brasília

Criado em 19/09/14 01h12 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Taguatinga DF- 47 Festival de Cinema em Taguatinga DF

Os filmes do Festival de Cinema foram exibidos no Cine Brasília e em outras cidades como Taguatinga  Valter Campanato/Agência Brasil

A segunda noite de exibição dos filmes que participam das duas mostras competitivas oficiais do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro deste ano ocorreu nessa quinta (18). Em Taguatinga, o público pôde assistir as produções no Teatro da Praça. Muita gente elogiou a escolha do local.

O técnico em telecomunicações Odilon Muniz acompanha o Festival todos os anos. Morador da cidade satélite, ele conta que ia sempre ao Cine Brasília, mas com a opção em Taguatinga, ficou mais fácil de acompanhar os filmes. “Fica a três minutos da minha casa. Estou achando maravilhoso ser aqui no Teatro da Praça. A mesma coisa que está ocorrendo no Cine Brasília, está tendo aqui”.

O músico Matheus Ribeiro também gostou da oportunidade. Para ele, a ideia de montar uma sala de exibição no local ajuda a difundir o cinema e até formar um novo público. “A maior parte das pessoas que estavam aqui hoje não iria ao Plano Piloto para prestigiar [o festival]. Isso democratiza o acesso”.

Sobre o longa-metragem exibido na noite de ontem, Brasil S/A, do diretor Marcelo Pedroso, Matheus disse que o que mais chamou atenção foi o fato da história ser contada sem diálogo. “Eu achei muito interessante. Fala da situação do Brasil, de partes mais desenvolvidas e outras menos. Mostra os contrastes, realmente”, disse sobre a ficção que fechou a noite.

Antes do longa, o público acompanhou dois curtas. Sem Coração, de Nara Normande e Tião, foi o primeiro. A educadora e cineclubista Flávia Felipo disse que a história surpreendeu. A paisagem mostrada nas cenas e a maneira como a relação entre os personagens foi construída foram os pontos que mais chamaram a atenção. O filme mostra a história de um menino que, ao passar férias em uma vila pesqueira, conhece uma menina que é chamada de “Sem Coração”. “É uma relação difícil que ela estabelece com a própria cirurgia que fez e com as pessoas. Eu gostei”.

Para alguns moradores da região, esse foi o primeiro contato com o tradicional evento. É o caso da estudante Esthefany Caldas. “Adoro esses projetos de cultura. Espero que os jovens venham conhecer. Deveria ter em todas as escolas e mais vezes também”, disse depois de assistir ao segundo curta exibido nesta noite: Crônicas de uma Cidade Inventada, curta-metragem filmado em Brasília pela diretora Luísa Caetano.

“Achei bacana. Mostra a realidade de Brasília. Na televisão as pessoas veem de uma forma e, na realidade, é totalmente outra”. Auxiliadora Soares, que também é estudante, foi direto da escola para a exibição e se identificou bastante com o documentário. “Achei muito interessante ver o jardineiro porque eu o conheço de vista. Achei muito legal. Identifiquei-me”.

Nesta noite, quem esteve no Teatro da Praça pôde acompanhar outras atividades. Além dos filmes, foi montada uma feira com artesãos locais, além de apresentações de bandas e poetas da região. As atividades podem ser acompanhadas até o fim do festival. Além de Taguatinga, o público de outras cidades do Distrito Federal também assistem às exibições.

Para saber da programação, basta acessar o site: http://www.festbrasilia.com.br/

 

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário