one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Morreu hoje (1º), no Rio de Janeiro, aos 86 anos, o arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, um dos mais importantes nomes do desenho industrial brasileiro no século 20. Ele morreu em casa, de causa não revelada pela família.

Imagem:

Compartilhar:

Morre no Rio o designer Sérgio Rodrigues

Criado em 01/09/14 16h49 e atualizado em 07/07/16 14h54
Por Paulo Virgilio Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Morreu hoje (1º), no Rio de Janeiro, aos 86 anos, o arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, um dos mais importantes nomes do desenho industrial brasileiro no século 20. Ele morreu em casa, de causa não revelada pela família. O velório será quarta-feira (3), das 9h às 14h, no Memorial do Carmo, no Caju, onde o corpo será cremado.

Sobrinho do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), Sérgio Rodrigues começou a trabalhar com design de móveis nos anos 50 do século passado, em consonância com o estilo modernista dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Os móveis criados por ele buscavam a identidade nacional tanto nos desenhos quanto no uso de materiais como madeiras brasileiras, couro e palha.

O trabalho mais famoso de Sérgio Rodrigues é a poltrona mole, lançada em 1957 e considerada hoje um dos clássicos mundiais do design de cadeiras. Com estofado em couro encaixado de forma inovadora na estrutura em madeira, a poltrona mole integra atualmente o acervo de design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), um dos mais importantes do mundo.

Juntamente com outras criações de Rodrigues, a poltrona mole continua sendo produzida até hoje. Além do uso residencial, o mobiliário criado pelo designer está presente em prédios públicos de Brasília, como o Itamaraty, e em embaixadas brasileiras no exterior.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário