one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homem toca violino

Imagem:

Compartilhar:

Música e imaginação são temas de encontro do Sesc em São Paulo

Criado em 14/09/14 15h31 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A invenção de melodias, ritmos, harmonias na música e a sensação por eles produzidos nos ouvintes. Este é o tema do 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical, que ocorre no Sesc Carmo, de 16 a 19 deste mês, na capital paulista, quando estará em discussão a música dos séculos 16, 17 e 18, que correspondem aos períodos renascentista, barroco e clássico, respectivamente.

Apesar do tema aparentemente complexo, o evento, que terá palestras com estudiosos e concertos com orquestras de época, destina-se ao público em geral. “O público leigo também vai entender, e os concertos têm [tido] grande frequência de público leigo. As palestras têm frequência um pouco menor, mas por uma questão de interesse mesmo, porque os que vão sempre compreendem e acham interessantes os assuntos”, destaca a responsável pela programação musical do Sesc Carmo, Priscila Rahal.

Confira o especial do Portal EBC sobre Heitor Villa-Lobos 

Entre os convidados internacionais estão os professores Jacomien Prins, da Warsick University, da Inglaterra; Giuseppe Gerbino, da Columbia University, dos Estados Unidos; e Maurice van Lieshout, da Hochschule für Musik und Theater München, da Alemanha.

“A música dos séculos 16, 17 e 18 baseava sua poética em princípios cujo fim não estava na obra musical, mas no efeito que ela provocava no ouvinte. Ou seja: os músicos não compunham pensando em como ia soar a música, mas sim em que sensações causaria”, explica Rahal.

A programação geral do evento inclui cinco mesas redondas, duas palestras, sessão de comunicações e quatro concertos na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. A programação pode ser consultada no endereço eletrônico http://retoricamusical.wordpress.com.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário