one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Porto do Rio sedia uma das mais importantes feiras de arte da América Latina

Criado em 10/09/14 21h38 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Promovida pela primeira vez há quatro anos, a ArtRio, inaugurada no início da noite de hoje (10) para convidados, e que amanhã (11) abre as portas para o público em geral, é reconhecida como uma das maiores feiras de arte da América Latina. A quarta edição do evento vai até domingo (14), ocupando cinco armazéns do Pier Mauá, no Porto do Rio de Janeiro, com obras de mais de 2 mil artistas, expostas por 110 galerias nacionais e estrangeiras, numa área de 20 mil metros quadrados.

Obras de nomes consagrados e trabalhos de novos artistas convivem lado a lado na ArtRio, que tem como meta fomentar o mercado de artes visuais do país. As intenções dos organizadores da feira, no entanto, não se limitam a tornar mais sólido o mercado, atraindo novos compradores. Também abrangem o estímulo à visitação de museus, exposições e galerias, o aumento do número de estudantes de artes e a valorização de artistas, galeristas e curadores.

“Nosso foco é aprimorar cada vez mais a feira em si e também ter áreas e espaços de debates e troca de conhecimento”, disse Brenda Valansi, diretora da ArtRio. “Este ano teremos uma série de palestras sobre colecionismo, tema que atende a demandas de todo o mercado”, acrescentou.

Com o objetivo claro de estimular os participantes a colecionar obras de arte, as palestras ocorrerão de amanhã (11) a sábado (13), às 16h e às 17h, no auditório do Armazém 4 do Pier Mauá, sob curadoria de Jesus Fuenmayor, diretor e curador da Cisneros Fontanals Art Foundation, de Miami (EUA) . A relação de palestrantes inclui o diretor de Arte do Instituto Inhotim, de Minas Gerais, e o diretor do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, na Espanha, Bartomeu Mari.

Selecionadas por um comitê que analisa pontos como relevância no mercado e os artistas que representam, as galerias participantes da ArtRio estão inseridas em quatro programas, chamados Panorama, Vista, Lupa e Solo. Panorama reúne galerias nacionais e estrangeiras com atuação no mercado de arte moderna e contemporânea; Vista é dedicado às galerias jovens, com foco na arte contemporânea emergente; Lupa abre espaço para obras monumentais ou de grande escala, inéditas ou desenvolvidas especialmente para a ArtRio; e Solo traz artistas convidados pelos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra, de acordo com conceito criado para cada edição do evento.

O número de galerias participantes tem mantido boa média ao longo das quatro edições. Este ano são 59 nacionais e 51 estrangeiras. Em 2013 foram 60 nacionais e 44 estrangeiras. O horário de funcionamento da ArtRio é das 13h às 21h, de quinta-feira a sábado, e das 13h às 20h, no domingo. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada, para estudantes e idosos). A entrada para o Pier Mauá é pelo Armazém 1, na Avenida Rodrigues Alves, 10.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário