one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto EnCine incentiva cineclubes nas escolas do Distrito Federal

Criado em 22/09/14 22h16 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Michèlle Canes Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Para que a atividade dos cineclubes seja fortalecida nas escolas do Distrito Federal (DF), as secretarias de Cultura e Educação assinaram hoje (22) portaria conjunta de lançamento do Projeto EnCine, aproveitando o clima do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O projeto te m R$ 625 mil para o financiamento de equipamento, treinamento de alunos e professores, além de quitar gastos já feitos com a montagem de salas de projeção em escolas que recebem as mostras competitivas do festival.

Hoje, 77 escolas do DF têm equipamentos instalados, de acordo com Viviane Calasans, educadora e integrante da União de Cineclubes do DF (UCDF), e diz que teve oportunidade de receber treinamento durante um projeto do qual fez parte, em 2010. Levou o cineclube para dentro da escola onde trabalhava e viu, na prática, o resultado com os alunos. Para ela, unir o audiovisual e o conteúdo escolar facilita a transmissão das matérias e desperta o interesse dos alunos.

“Eles ficam mais críticos, buscam fazer as atividades de forma diferenciada. Abre o olhar deles”, conta. Mas  quem viu o que deu certo, traz também a preocupação com o que pode acontecer, sem apoio. “A questão da continuidade é uma preocupação. Na escola que eu trabalhava, foram formados dois educadores. Nós saímos. Quem ficou? É um projeto importante. O aluno sente falta”, e espero que o projeto seja uma oportunidade para a continuidade.

Ana Arruda, integrante do Projeto EnCine, explica que 20 escolas, em diferentes regiões administrativas do DF, serão escolhidas inicialmente. Para que a continuidade seja possível, os alunos também serão formados. “Quando o estudante é protagonista, ele mobiliza não só a comunidade escolar, mas torna o ambiente da escola em um ambiente de empoderamento. O estudante não está na posição passiva de receber conteúdo, mas de discutir cinema, o cotidiano, a comunidade dele. Ele é protagonista”, destaca.

Os alunos que farão parte do projeto receberão treinamento, tanto de história do cinema nacional, mundial e local, como questões técnicas para lidar com máquinas e o material dos cineclubes. Além disso, será feito reconhecimento da realidade da comunidade em que as crianças e jovens vivem. “Teremos uma oficina de mapeamento da própria comunidade para eles entenderem como o cineclube pode contribuir para a comunidade local”, explica Ana Arruda.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, ressaltou que a rede pública é um meio importante para pulverizar a cultura de formação. “A portaria que nós assinamos hoje abre espaço para consolidar a parceria entre a política pública de cultura e as políticas educacionais, e busca o apoio da sociedade, por meio da organização dos cineclubes, para fazer com que o audiovisual brasileiro se aproxime do seu público no melhor momento, que é o da infância e da juventude”, acredita.

O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, que também assinou o documento, conta que o trabalho nas escolas vai além de exibições de filmes. “Toda essa ação será incluída no projeto pedagógico da escola. Discussão em sala de aula, o desenvolvimento de trabalho com os alunos, no sentido de criar uma cultura cineclubista na escola, de respeito ao audiovisual e de conhecimento da produção nacional”, sintetizou.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário