one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Glauber Rocha é homenageado na abertura do Festival de Cinema de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Relação entre pais e filhos é tema comum no último dia da mostra competitiva

Criado em 23/09/14 00h14 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Mariana Tokarnia Fonte:Agência Brasil

A relação entre pais e filhos foi o eixo que uniu os dois curta-metragens e o longa exibidos ontem (23) no último dia da mostra competitiva do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Aplaudidos pelo público, Estátua!, La Llamada e Ela Volta na Quinta lotaram em plena segunda-feira o Cine Brasília. Cada um relatou, com diferentes elementos, aspectos de relações familiares: saudade, medo, amor e as picuinhas e belezas de uma rotina em família.

Ela Volta na Quinta estreou hoje no Brasil, mas foi exibido em julho, no 25º FIDMarseille - Festival Internacional de Cinema de Marseille, na França. O longa-metragem é descrito na sinopse com uma simples frase: "Alguém partiu, alguém ficou". Palavras que encerram "a crise de um casal de terceira idade e como essa crise afeta a vida dos filhos, que estão saindo de casa, namorando, é isso", resume o direitor, André Novais Oliveira.

O filme é repleto de cenas do cotidiano, como descascar e chupar uma laranja, tirar as roupas secas do varal, ou a engraçada dificuldade em retirar uma geladeira de casa. A inspiração do diretor não poderia ser mais legítima: os próprios pais, que são também os atores do longa-metragem. "Foi uma coisa super natural, gravamos dentro de casa. Foi uma experiência muito boa para eles e para mim", diz.

Oliveira é formado em história pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas e em cinema pela Escola Livre de Cinema. Ele dirigiu os curtas-metragens Uma Homenagem a Aluizio Netto, Fantasmas, Domingo e Pouco Mais de um Mês, que foram selecionados para mais de 150 festivais de cinema no Brasil e no exterior, ganhando mais de 40 prêmios.

Estátua!, com essa palavra termina o curta de mesmo nome. É uma brincadeira assustadora da qual participam uma criança de 9 anos e a babá. A babá, que está grávida de seis meses e em crise quanto a ter ou não a filha, se vê presa cuidando de uma menina, ao que tudo indica, matou os bichinhos de estimação.

"O curta tem alguns elementos do horror. Escrevi o roteiro em 2010 e deixei um pouco na gaveta, até resgatá-lo em 2012", diz a diretora, Gabriela Amaral Almeida. "É um filme especial [para mim] porque é o que eu tenho cuidado nos últimos tempos". Ela é mestre em literatura e cinema de horror e tem especialização em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba. É diretora de A Mão que Afaga, curta exibido no 45º Festival de Brasília e que recebeu vários prêmios, entre eles, o de melhor curta-metragem de ficção, melhor roteiro e melhor montagem.

La Llamada, é um trecho da vida de Lázaro Escarze, um cubano de 87 anos, que terá o seu primeiro telefone instalado. O filme, em preto e branco, emociona com a cena em que Escarze simula uma ligação para o filho, que não vê há muitos anos.

"Me doeu muito, por que você fez isso comigo? Te amo muito e não esperava isso de você. É bom para o filme, mas me dói muito", diz o protagonista do documentário ao filho de consideração, que grava a cena, após simular a chamada. O filme é de Gustavo Vinagre, diretor e roteirista que estudou cinema na Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba e letras na Universidade de São Paulo.

Frequentador assíduo do festival, o cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, que participa de mesas e discussões nesta edição, elogia o festival e, sobre a produção da nova geração, diz que ainda é cedo para julgar. "Entendo que há uma onda de grande inquietação criativa e uma busca. É um festival em que se busca, especialmente no plano da linguagem, mas ainda é cedo para julgar isso". Carvalho é diretor de 12 filmes, entre eles O Evangelho Segundo Teotônio (1984), O Engenho de Zé Lins (2007) e Rock Brasilia - Era de Ouro (2011).

A premiação ocorre nesta terça-feira. As equipes dos filmes exibidos nesta noite participam amanhã, às 10h, de debate no Hotel Mercure Brasília Eixo. A entrada é franca.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário