one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moradores do complexo de favelas e artistas plásticos protestam contra o fechamento do Museu da Maré

Imagem:

Compartilhar:

Ativistas protestam no Rio contra fechamento do Museu da Maré

Criado em 18/10/14 22h40 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Akemi Nitahara Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Protesto Museu da Maré
Moradores do complexo de favelas e artistas plásticos protestam contra o fechamento do Museu da Maré (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Artistas, ativistas e moradores do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, e de outros locais da capital fluminense fizeram ontem (18) um ato em defesa do Museu da Maré. Durante todo o dia, o grupo promoveu atividades artísticas, além de performances para pedir a permanência no espaço na Avenida Guilherme Maxwell, que, desde 2003, é um centro de referência para os moradores da região. O ato terminou com uma passeata pela Avenida Brasil.

Veja também:

Exposição "Travessia - arte contemporânea na Maré" é aberta

Alunos dos complexos da Maré e do Alemão continuam sem aulas

Segundo o coordenador e fundador do museu, Luiz Antonio de Oliveira, o espaço deve ser desocupado e entregue até dia 9 de dezembro. "O Grupo Libra de Navegação é proprietário do espaço do museu e nós tínhamos um contrato de comodato, estamos aqui desde 2003. O contrato terminou no fim do ano passado, fizeram uma minuta de renovação, a gente assinou mas não voltou ainda, e agora chegou o pedido para que nós deixássemos o espaço. E ele não dizem o que pretendem fazer aqui, se está à venda. A gente fica só especulando, tem a questão da UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] que está para entrar aqui na Maré, pode ser especulação imobiliária, ou pode ser outra coisa”, disse Oliveira.

O espaço tem biblioteca, arquivo, laboratório de informática, espaço de artesanato e oferece oficinas culturais, além da exposição permanente sobre a comunidade, com fluxo de 400 a 500 pessoas por semana. “Gera um clima de insegurança, insatisfação e indignação também, já que aqui é um espaço importante em relação à memória, para a Maré e para a cidade. Se a gente sair por causa da especulação imobiliária, é ate um contrassenso, porque a entrada do Estado pressupõe segurança para o território acompanhada de educação, cultura e cidadania, e vai levar a saída de um espaço de referência para o morador da Maré”, destacou o diretor.

Um dos participantes do ato, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) disse que pretende fazer pressão política para que o espaço seja mantido. “Não é só o morador da Maré que tem que lutar para a manutenção do museu, eu acho que a cidade inteira não pode permitir que um espaço de cultura seja ameaçado porque o Estado resolveu entrar aqui. A primeira consequência da entrada do Estado seria a perda de um dos espaços culturais mais importantes que a cidade tem? Isso não faz o menor sentido. Então eu espero que esse prédio possa ser desapropriado e entregue à cultura do Rio de Janeiro, não só aos moradores da Maré.”

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Aderson Bussinger, foi ao ato para entender melhor a questão, depois de a entidade ter recebido uma carta relatando o caso. De acordo com ele, a OAB se compromete em fazer um parecer jurídico sobre a situação.

“Durante a semana eu pretendo designar um advogado civilista especialista em direito imobiliário para fazer um parecer sobre essa situação, [examinar] a legislação de museus, para analisar isso não só do aspecto possessório, mas do aspecto cultural. Vamos reunir tudo isso e vamos fazer um parecer jurídico da OAB a respeito desse problema. Solidários nós somos, porque isso aqui é uma iniciativa cultural e só tem a contribuir positivamente para o local.”

Moradora da Maré, a dona de casa Maria José Correia, 40 anos, relata que as duas filhas, de 3 e 15 anos, frequentam o museu e, se ele fechar, elas ficarão sem atividades. “Eu vim apoiar porque minha filha pequena faz balé e a maior faz hip hop. É importante porque as crianças, em vez de ficar na rua, ficam aqui, têm várias atividades. Eu acho importante para a comunidade. Se fechar é ruim porque tudo que tem aqui vai acabar, tem muita coisa.”

O apoio ao museu veio também de moradores de outras parte da cidade, como a artista plástica Marta Pires Ferreira, de 75 anos, que vive em Santa Teresa. “Vim com uma turma para dar um apoio para o museu. Eu acho importantíssimo isso aqui, é um patrimônio histórico, de memória, de resistência. Estou realmente impressionada com a organização do museu e a beleza do trabalho.”

O guia de turismo Janderson Dias mora na favela do Cerro-Corá, na zona sul, e diz que o Museu da Maré é uma inspiração para outras comunidades. “A gente tem o mesmo projeto de criar um museu no Cerro e a gente veio aqui apoiar o Museu da Maré e juntar forças nessa luta. Lá no Cerro, a gente não tem um espaço para dizer que é nosso e fazer nossas atividades. Aqui na Maré tem esse espaço tão grande, que é uma referência para a gente, que quer preservar a memória do Cerro-Corá. Deixar esse espaço se perder é muito triste. O Museu da Maré resiste tanto pelos moradores daqui quanto pelos moradores de fora.”

 

Editora Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário