one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu Casa de Portinari leva uma exposição à capital paulista pela primeira vez

Imagem:

Compartilhar:

Capela pintada por Cândido Portinari pode ser vista na capital paulista

Criado em 08/10/14 06h27 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Daniel Mello Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Capela da Nonna - Cândido Portinari
Pela primeira vez, o Museu Casa de Portinari leva uma exposição à capital paulista (Facebook Museu Casa de Portinari)

O Museu de Arte Sacra de São Paulo recebeu a réplica da capela feita pelo pintor Cândido Portinari para sua avó. As obras que decoram as paredes do local de oração, construído dentro da casa onde o artista viveu em Brodowski, no interior paulista, foram reproduzidas em tamanho real. “É uma réplica em tamanho natural. Ela reproduz exatamente como é a capela, todos os santos que foram pintados dentro da capela e os quadros que ele fez para decorar o altar”, explicou a diretora da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri.

Leia também no Portal EBC:

Festival do Rio premia melhores filmes de temática LGBT

Primeiras sessões do TED Global contam histórias da América Latina

A Exposição Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte faz parte da programação de reabertura do Museu Casa de Portinari, que ficou fechado por dois anos para reforma e restauração. “Além de proporcionar que a capela seja vista por outros públicos, as pessoas também visitam essa réplica e têm curiosidade de conhecer a capela original”, ressaltou Angélica sobre a mostra aberta ontem (7) na região central da capital.

A capela foi construída na década de 1940 para que dona Pellegrina, avó de Portinari, pudesse rezar mesmo doente. “Uma senhora de muita religiosidade”, enfatiza Angélica. O pintor decorou o espaço com santos de devoção dela, retratados com rostos de amigos e parentes. “São figuras que estão bem nítidas. Não são expressionistas, como em outros momentos. Até para a avó poder rezar, em um sentido mais intimista e mais familiar”, conta a diretora do museu.

As pinturas se somam à extensa obra, com motivos religiosos, de Portinari. Nessa produção, destacam-se a Via-Sacra, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Via-Sacra, da Igreja Matriz de Batatais (SP). “Essa produção é vasta e significativa”, destaca Angélica.

Apesar de ter se fixado no Rio de Janeiro, Portinari nunca perdeu o contato com a terra natal, que inspirou parte importante de sua obra. Regularmente, o artista retornava à casa onde passou a infância e juventude e que atualmente abriga o museu em sua homenagem, inaugurado em 1970, oito anos após sua morte.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário