one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Encontro aproxima grupos teatrais de programadores de festivais

Criado em 15/10/14 18h01 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O 2º Encontro Artes Cênicas & Negócios começa amanhã (16) no Teatro Sesi Cultura, no centro do Rio. O evento é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com o Tempo Festival. A gerente de Cultura e Arte do Sistema Firjan, Fabiana Scherer, destacou hoje (15), em entrevista à Agência Brasil, a importância do evento para o setor da economia criativa, porque faz a aproximação de grupos teatrais com os programadores dos festivais nacionais e estrangeiros.  “É muito importante porque, às vezes, eles não têm esse contato, não conhecem as produtoras. Na verdade, a gente abre para  uma mesa de negócios com todas as pessoas que se inscrevem”, disse.

O encontro recebeu inscrições gratuitas de produtores teatrais, artistas, programadores de todo o país e se estenderá até o dia 18.  A Firjan dá apoio logístico e patrocina o evento. Segundo a gerente, ao mesmo tempo que fomenta o mercado, o encontro contribui para a profissionalização do setor teatral.

“Além desse festival, a gente tem workshops (oficinas) no interior do estado, que levam temática sobre dramaturgia, cenários, figurinos, direção artística”. Existe hoje um núcleo de dramaturgia dentro do  Serviço Social da Indústria (Sesi) para criar novos dramaturgos. O esforço não para por aí, acrescentou Fabiana. Ele se estende à busca de mercado para as novas peças. “A gente incentiva as peças, os produtores. É uma cadeia toda”.

Fabiana Scherer informou que o Encontro Artes Cênicas & Negócios tem duas fases distintas. Na primeira, que ocorrerá nos dias 16 e 17, haverá o chamado Ciclos de Encontros,  que abordará as experiências e expectativas do setor em conversas com convidados brasileiros e internacionais. “É quando as peças que já foram montadas se apresentam no hall do teatro. É feita uma agenda dos programadores de festivais com os produtores teatrais, que mostram seus trabalhos e entregam material para uma seleção posterior”.

A segunda fase ocorre no último dia do encontro (18), com a mesa Práticas de Negócio. Ela envolve ações de pitching (defesa oral e resumida de projetos), oficinas e rodadas de negócios, com a finalidade de gerar oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos, bem como a circulação de espetáculos em outros espaços. Ao final do evento, a Firjan, por meio do Sesi-RJ,  banca uma peça, que será encenada no local, no próximo ano.

“Nós  proporcionamos esses encontros, ajudamos nessa produção, mas acho que é importante também que a gente dê o exemplo e compre uma peça, incentive um novo projeto”. A peça escolhida no ano passado foi  A Verdadeira História de Alessandra Colasanti, que está em cartaz.

O ciclo de encontros terá seis mesas temáticas, entre elas, Ocupações Artísticas e Gestão de Teatros Públicos, com Adriana Rattes,  secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro,  Stefanie Carp,  diretora de Artes Cênicas do Vienna Festival,  e Leonardo Brant,  presidente do Instituto Pensarte.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário