one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vinícius de Moraes, o Poetinha

Imagem:

Compartilhar:

Exposição em São Paulo lembra o centenário de Vinícius de Morais

Criado em 12/10/14 12h56 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Daniel Melo Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Uma exposição que levou 30 anos para ser construída homenageia o poeta Vinícius de Moraes. O Haver - Pinturas e Músicas para Vinícius é um projeto idealizado pelo artista gráfico Elifas Andreato, que chega a partir do dia 18 à capital paulista. Baseados no poema que dá nome a mostra, 15 músicos, entre eles Paulinho da Viola, Toquinho, Chico Buarque e Martinho da Vila fizeram composições especialmente para lembrar o centenário do nascimento do também músico e diplomata, que ficou conhecido como Poetinha.

Em 1974, Andreato desenhou a capa do disco de Toquinho e Vinícius, quando conheceu a música O Filho que Eu Quero Ter. A composição fez com que o ilustrador repensasse decisões em relação à sua vida. “Eu não ia ter filhos. Tive uma infância muito ruim, com muitos irmãos, pobre, enfim”, relembra sobre seus sentimentos à época.

Comovido pela canção, Elifas resolveu conversar com o poeta sobre o assunto. “Depois da conversa com o Vinicius, eu achei que para entender aquilo que ele tinha me dito, eu deveria ter filhos. Em 1976, Bento nasceu. Em 1978, nasceu Laura e [foi o começo da] a minha família, hoje com netos. E fiquei devendo isso ao poeta”, conta sobre como surgiu a ideia da homenagem que pode ser vista na Caixa Cultural, na Praça da Sé (centro).

Relembre a trajetória de Vinícius de Morais

“Foram necessários quase 30 anos para pagar a dívida com ele”, disse sobre a exposição que tem ainda retratos em aquarela do poeta feitos em parceria com os músicos. O processo também foi  registrado com fotos e vídeos, que também compõem a exposição. Além disso, Adreato pintou uma tela em tinta acrílica para cada uma das 15 estrofes do poema Haver. “Eu considero esse poema como um inventário que o poeta fez da própria vida. Mas que serve para cada um de nós”, explicou.

Para o artista, o tempo de maturação foi fundamental para a construção do projeto. “Eu passei quase três décadas para fazer isso. E a conclusão que eu cheguei, eu estou com 68 anos, idade com que o Vinícius nos deixou. Eu digo “poxa, eu não poderia ter feito isso antes.” Só agora eu tenho uma compreensão melhor daquilo que está contido no poema”, admitiu.

Com o tempo, Andreato disse que foi capaz de entender com profundidade as sutilezas de Vinícius, como o uso recorrente da palavra “resta” ao longo de todo o texto. “É evidente que há no poema uma certa nostalgia de uma vida não vivida ou de uma impotência diante da brutal realidade que esmaga a poesia, a ilusão e os sonhos”, disse o ilustrador, que também é responsável por capacitar os monitores do projeto. “Eu treino os monitores para que eles falem do Vinicius. Principalmente, que eles entendam aquele conjunto de obras e estrofes de um poema magnífico”.

O resultado, espera Andreato, é que as pessoas saiam da experiência marcadas de alguma forma. “Elas entram, veem aquilo, e se tiverem atenção para, junto com os monitores, refletirem sobre o que está dito, eu acho que o meu objetivo foi alcançado”, disse.

A mostra já passou por Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário