one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hannah Arendt completaria 108 anos

Imagem:

Compartilhar:

Hannah Arendt: pensadora da liberdade completaria 108 anos

Criado em 14/10/14 08h59 e atualizado em 14/10/14 09h09
Por Portal EBC

Hannah Arendt
Hannah Arendt foi escritora, ensaísta, professora e jornalista (Ryohei Noda/ Creative Commons)

Nascida em 14 de outubro de 1906, a filósofa política Hannah Arendt estaria completando hoje 108 anos. Grande influência do século XX, a alemã, de origem judaica, foi obrigada a fugir de seu país em 1933, por causa da crescente perseguição aos judeus. Mudou-se para Paris e por lá permaneceu  até 1941, quando foi para Nova Iorque, e ficou até o fim de sua vida.

Entre 1937 – quando o regime nazista retirou sua nacionalidade – e 1951 – quando conseguiu nacionalidade norte-americana –, Hannah tornou-se apátrida. A condição influenciou notadamente suas reflexões, como a ideia da importância do chamado “direito a ter direitos”, ou seja, da cidadania, na garantia dos direitos humanos.

Arendt viveu as grandes transformações do poder político do século 20. Estudou a formação dos regimes totalitários instalados nesse período – o nazismo e o comunismo – e defendeu os direitos individuais e a família, contra as "sociedades de massas" e os crimes contra a pessoa.

Durante seus 69 anos de vida, Hannah casou-se duas vezes, publicou importantes livros (como 'As Origens do Totalistarismo', 'A Condição Humana' e 'O conceito do amor em Santo Agostinho: Ensaio de uma interpretação filosófica'), foi jornalista, ensaísta e professora universitária.

Para homenagear o aniversário da pensadora da liberdade, o Google criou um doodle com a imagem da escritora em meio a papeis e livros. A obra de Arendt traz importantes reflexões sobre os tempos atuais, permeados por guerras localizadas e nacionalismos.

Confira outras homengens do Doodle

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário