one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mostra fala de comportamento na internet

Imagem:

Compartilhar:

Mostra Virei Viral destaca o exibicionismo e a identidade nas redes sociais

Criado em 21/10/14 22h32 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Mostra fala de comportamento na internet
Exposição discute o impacto da cibercultura no comportamento dos indivíduos (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Sucesso no ano passado, quando recebeu mais de 120 mil visitantes e foi apontada como uma das melhores exposições em cartaz no Rio de Janeiro, a mostra Virei Viral chega à sua segunda edição com a proposta de ampliar a discussão sobre o impacto da cibercultura no comportamento dos indivíduos. Com o tema Identidades e Coletividades, a exposição, aberta na noite desta segunda-feira (21), para convidados, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio (CCBB-RJ) reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros que abordam uma questão que domina hoje as redes sociais: individualidade versus exibicionismo exacerbado.

Confira mais notícias no Portal EBC

Na seleção dos trabalhos, a curadoria da exposição partiu de uma indagação sobre o que ocorre quando os eventos cotidianos se multiplicam e se tornam hipertextualizados. Qual o papel de uma rede social como o Facebook, que já soma 1,3 bilhão de usuários – 89 milhões deles no Brasil – na formação ou na deformação da identidade?

“O foco é os selfies e as personagens que as pessoas constroem nas redes sociais”, explica a curadora Isabel Seixas. “Algumas obras retratam a questão da identidade de forma bem crítica, irônica, e outras são mais reflexivas. É uma exposição que tem desde momentos hilários, para o público rir mesmo, a projetos que provocam o espectador e o levam a tirar suas próprias conclusões sobre até que ponto é válido se expor nas redes sociais”, destaca.

As obras expostas utilizam técnicas variadas, como o vídeo surrealista de Antonia Leite e a foto-pintura de Mestre Julio. Na obra Retratos Anônimos, a artista Claudia Jaguaribe junta cromos coloridos e em preto e branco, como uma máscara, para retratar homens, mulheres, jovens e velhos. “Esse trabalho funciona como se fosse o precursor da questão do selfie, que questiona a forma com que você se representa, a mesma pessoa pode ter várias caras conforme a sobreposição. É um precursor da questão da identidade”, explica a artista. 

Todos em Uma é o título da obra de Alexandre Mazza, que aborda, de forma reflexiva, a individualidade versus padronização/representação. Já a norte-americana radicada em Londres Stefanie Posavec dá vida real aos desempenhos dos usuários das redes sociais, com a obra Relationship Dance Steps, montada na entrada da sala de exposição. Os renomados fotógrafos Kyle Thompson e Michael Wolf também integram a lista de artistas estrangeiros com obras nesta edição do Virei Viral.

A mostra está aberta ao público, com entrada franca, a partir de amanhã (22) e poderá ser vista até 22 de dezembro, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio de Janeiro.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário