one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Filme Soweto em Surf, um dos destaques da programação

Imagem:

Compartilhar:

Mostra no Rio revela a diversidade do cinema africano atual

Criado em 12/11/14 22h54
Por Paulo Virgílio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Filme Soweto em Surf, um dos destaques da programação
Filme Soweto em Surf, um dos destaques da programação ( (Crédito: Divulgação))

Embora praticamente desconhecida no Brasil, a produção audiovisual africana, feita em muitos casos com financiamento e parceria de países do Hemisfério Norte, tem adquirido, nas últimas décadas, uma crescente presença no cenário internacional. A prova disto é a popularidade e o prestígio da chamada Nollywood, como é conhecida a produção da Nigéria, atualmente considerada a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, atrás apenas de Hollywood e da Bollywood indiana.

Leia mais notícias:

Novela angolana leva para a TV discussão sobre igualdade de gêneros

Mangueira recebe festa literária que homenageia Abdias Nascimento

A partir de amanhã (13), o público carioca terá uma oportunidade de conhecer um panorama desse cinema, tão variado quanto a quantidade de países do continente africano.   A Uhuru - Mostra de Cinema Africano Pós-Independência vai apresentar até o dia 23, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, um total de 24 filmes de doze países. São longas e curta-metragens, nos gêneros ficção, animação e documentário, produzidos ao longo das últimas quatro décadas.

Resultado direto da libertação das antigas colônias, a produção audiovisual africana é rica em temáticas e criatividade. Os filmes mostram as várias facetas da modernidade de um continente, geralmente vinculado no noticiário às guerras, às doenças e à miséria.    

“A África tem 55 países e cada um tem sua própria cultura. O cinema africano é tão variado quanto o da Europa e o dos Estados Unidos”, diz a curadora da mostra, a ganense Jacqueline Nsiah. Segundo ela, o nome do festival, Uhuru, é uma palavra que significa liberdade em swahili, uma das línguas oficiais do Quênia, da Tanzânia e de Uganda. “Uhuru destaca a independência nos países africanos, o que dá o tom para este festival. Para entender o presente e construir o futuro, é preciso conhecer o passado”, explica Jacqueline.

O filme Heritage Africa, produção feita em Gana em 1989, é o destaque da abertura da mostra. A sessão, às 15h30, será seguida de um bate-papo com o diretor Kwaw Ansah. Além dele, vários outros cineastas vieram ao Rio e participarão de debates e mesas-redondas ao longo da mostra.

O cinema angolano, país de língua portuguesa, marca sua presença no festival com dois longas recentes, I Love Kuduro, de 2013, que será exibido no domingo (16), às 18h, e Njinga, Rainha de Angola, do mesmo ano, que poderá ser visto na próxima quarta-feira (19), às 18h30.  Também fazem parte da programação três filmes de Guiné-Bissau, outro país em que o português é a língua oficial.

Um outro destaque da mostra será o lançamento mundial da coprodução nigeriana e britânica The Rise of the Orishas, na quinta-feira (20), às 15h. No domingo (23), último dia da mostra, haverá uma homenagem a Nelson Mandela com a exibição de The Myth and Me (2013), produção sul-africana dirigida por Khalo Matabane.

As sessões serão de terça-feira a domingo, sempre a partir das 14h e com ingressos a R$ 4, a inteira, e R$ 2, a meia-entrada. A Caixa Cultural Rio de Janeiro fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário