one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mandela em momento de descontração

Imagem:

Compartilhar:

Nelson Mandela é homenageado em mostra de cinema no Rio

Criado em 03/11/14 19h38 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A mostra de cinema África Hoje, que nesta terceira edição homenageia Nelson Mandela, começa amanhã (4) e vai até o dia 12, no Instituto Moreira Salles, na Gávea, zona sul do Rio. Serão exibidos 16 filmes, entre longas e médias metragens, a maioria inédita no circuito comercial.

De acordo com a coordenadora da mostra, Mariana Marinho, a programação contempla documentários que ampliam a compreensão sobre A África. “Nesses três anos nós conseguimos um público bastante fiel, interessado em saber um pouco mais sobre esse continente tão diverso culturalmente e com temas, problemáticas e cultura tão similar e com tanta identidade com a cultura brasileira. Nessa mostra a maioria dos filmes são ligados à África do Sul, estamos fazendo uma homenagem a Nelson Mandela, são filmes que provocam reflexão, com tema como a música, poesia, política”.

Veja também no Portal EBC:

Ordem do Mérito Cultural será entregue a 26 personalidades brasileiras

Novembro é o Mês da Consciência Negra

A mostra traz um panorama da produção contemporânea de documentários africanos, com produções de cineastas da França, de Madagascar, Portugal, Moçambique, Angola, do Congo, da Suíça, de Burkina Faso, da Tunísia e dos Estados Unidos. Entre os destaques, estão os filmes Jeppe numa Sexta e Soweto em Surf, ambos retratando aspectos culturais, sociais e econômicos da África do Sul pós-apartheid. Na abertura, será exibido Vou Cantar a Ti, que mostra a origem africana do blues com o músico Kar-Kar.

Mariana explicou a escolha de Mandela como homenageado desta edição. “A gente resolveu fazer uma homenagem depois da morte dele, é uma programação que homenageia a luta dele pela igualdade racial, pelo movimento todo e pela liderança que ele fez e representou tão importante para o continente. Eu acho que a gente está em um momento bem propício também para falar de liderança, igualdade, preconceito, acho que são temas importantes”.

O líder sul africano tem a história de luta pela liberdade contada em vários filmes, entre eles, Mandela: Filho de África, Pai de uma Nação, sobre sua vida, e Contagem Regressiva, que mostra os bastidores da política e dos movimentos populares nos dez dias anteriores à eleição de Mandela para a presidência da África do Sul, em 1994. Outros líderes africanos também estão na mostra, com os filmes Capitão Thomas Sankara, Amílcar Cabral e Kadafi e Nosso Melhor Inimigo.

A coordenadora destaca que a mostra é uma oportunidade rara para se ter acesso à produção cinematográfica africana, que, apesar da qualidade, não é muito difundida. “A gente tem muito pouco acesso às produções africanas. Normalmente esses filmes passam pelos circuitos de festivais internacionais, são exibidos em cinemas de arte da Europa. Enfim, mas a gente não tem acesso a esse tipo de material, embora seja um material muito interessante, e bons filmes”.

Depois do Rio de Janeiro, a mostra vai para o Cine Belas Artes, em São Paulo, de 20 de novembro a 3 de dezembro. A programação completa está disponível no site da Mostra África Hoje.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário