one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ceramista nipo-brasileira ganha retrospectiva no Centro Cultural Correios

Criado em 14/12/14 17h41 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Referência internacional na escultura em cerâmica, a artista e designer nipo-brasileira Kimi Nii ganha uma exposição retrospectiva de sua obra a partir da próxima semana, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro. Mais de 100 obras, entre novos trabalhos e destaques da produção da artista desde a década de 80, integram a mostra Kimi Nii – nas Nuvens, que será inaugurada para convidados na quarta-feira (17), às 19h, ocupando todo um andar do espaço cultural.

Nascida em 1947, em Hiroshima, a cidade devastada dois anos antes por uma bomba atômica, Kimi Nii é filha de pai japonês e mãe brasileira de descendência nipônica. Veio para o Brasil com nove anos de idade onde fêz sua formação artística e iniciou-se na cerâmica, em 1978.  O domínio das técnicas da cerâmica e a simplicidade nas formas são as marcas das peças criadas pela artista, radicada em São Paulo.

“No começo de minha incursão pela cerâmica projetei e executei artesanalmente conceitos que tinha aprendido na escola, como desenho limpo e forma pura”, conta Kimi Nii. O resultado eram esculturas de formas geométricas e racionais. “Aos poucos, fui aprendendo uma lição de humildade: aliar a minha vontade às propriedades do fogo, água, terra, ar e tirar proveito disso”, explica, ao falar sobre a evolução do seu trabalho.

Entre os novos trabalhos apresentados na exposição, que tem curadoria de Pieter Tjabbes, estão duas instalações, uma vertical, batizada de nas nuvens e composta de conjuntos de tufos com formas arredondadas dispostos em uma parede. A outra, horizontal, retoma uma temática presente em outras obras de Kimi Nii: formas inspiradas em montanhas e vulcões.

A exposição abre para o público na quinta-feira (18). Ela ficará em cartaz até 22 de fevereiro de 2015, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. A entrada é grátis e o Centro Cultural Correios, no centro do Rio.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário