one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Autorretrato com Barba Nascente, de Rembrandt, é um dos destaques da mostra

Imagem:

Compartilhar:

Exposição inédita traz ao Rio gravuras de Rembrandt

Criado em 17/12/14 22h37 e atualizado em 18/03/16 15h05
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Um dos maiores nomes das arte em todos os tempos, o holandês Rembrandt Van Rijn (1606-1669) dedicou boa parte de sua vida à criação de gravuras. Ao todo, ele produziu 290 obras nas diferentes modalidades desse gênero, e 78 delas podem ser vistas pelo público a partir de amanhã (18), na exposição Rembrandt e a Figura Bíblica, inaugurada na noite de hoje (17), para convidados, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro.

O acervo pertence ao Museu Zorn, da cidade de Mora, na Suécia. O museu foi criado pelo artista Anders Zorn (1860-1920), que foi grande colecionador de gravuras de Rembrandt e adquiriu 180 delas. Segundo o curador da mostra, Fernando Spaziani, é a primeira vez que o acervo deixa a Suécia.

“Trazer ao Brasil um acervo desta importância representa a possibilidade de mostrar à nossa população um trabalho excepcional, que atravessou o tempo, sendo absolutamente relevante para a contemporaneidade”, enfatiza o curador. “As gravuras são de altíssima qualidade, e serão muito apreciadas pelo grande público, mas também por estudantes, já que se trata de um grande mestre”, diz.

A exposição está dividida em dois módulos. O primeiro, ilustrado com gravuras em diversos temas, é dedicado a uma cronologia da vida e da obra de Rembrandt. O artista viveu em uma Holanda recém-libertada da Espanha, convertida ao protestantismo, em um momento de grande crescimento econômico.

No segundo módulo estão as gravuras com temas bíblicos e religiosos, que são o destaque da exposição – 52 obras. “Lado a lado estão as mesmas histórias bíblicas, às vezes uma mesma figura trabalhada em momentos distintos. Isso faz diferença, uma vez que o foco permite aprofundar o tema para que o público possa fazer uma leitura mais completa da obra gráfica do artista”, explica Spaziani.

Filho de pai protestante, Rembrandt, enquanto artista, até por uma questão de rebeldia, aproximou-se do catolicismo, do judaísmo e do calvinismo. “A ele interessavam as histórias da bíblia, seu simbolismo. Ele não estava a serviço exatamente da religião, mas a serviço da arte”, comenta o curador.

De acordo com Spaziani, é intenção da produção e do Museu Zorn que a exposição seja levada a outras cidades em que os Correios mantêm espaços culturais. No Rio, Rembrandt e a Figura Bíblica pode ser visitada até 22 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, com entrada grátis. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, no centro do Rio.

Confira imagens da exposição:

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário