one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A feira reúne peças de artesanato, rendas e bordados

Imagem:

Compartilhar:

São Paulo sedia primeira edição do Mãos do Brasil Salão de Artesanato

Criado em 17/12/14 21h52 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Bruno Bocchini Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A cidade de São Paulo é a sede da primeira edição do Mãos do Brasil Salão de Artesanato, que reúne artesãos de todos os estados brasileiros até o próximo dia 20, no Centro de Exposições do Anhembi. O salão é uma das ações, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que pretende reduzir o gargalo de distribuição dos produtos manuais.

“A maior demanda hoje são de espaços para comercialização do produto. O escoamento é o gargalo. Se não consigo dar espaço para o artesão, ele não tem onde expôr suas peças. Ele produz, um atravessador compra as peças dele e revende pelo dobro ou triplo do preço. O maior gargalo para o artesão é a oportunidade de espaço para comercializar a própria peça”, destacou Ana Beatriz Ellery, coordenadora de Artesanato Brasileiro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Anualmente, o PAB faz, em média, cinco feiras nacionais e regionais. A intenção é abrir espaço para os artesãos aumentarem o leque de clientes e se capitalizem para participar de outras feiras. “É uma oportunidade para vender mercadorias. Quando vende, o artesão consegue um pouco mais de recursos para participar das feiras. E eles estão crescendo. Hoje, são aproximadamente 250 artesões por feira. É um número bem expressivo”, ressaltou Ellery.

A artesã Vaglene Barros Felix, do Distrito Federal, que trabalha com luminárias e abajures, aprova a estratégia da realização das feiras de artesanato e a abertura de espaços para comercialização das peças. No entanto, ela disse que faltam recursos que artesãos paticipem das feiras.

“Está bem mais fácil. O PAB dá muitas facilidades para o artesão expôr em quase todos os estados do Brasil. No DF, temos a Casa do Artesão, grandes feiras e shoppings que abrem a porta. Mas, infelizmente, fallta verba para trazer artesãos”, ressaltou.

Nos primeiros cinco dias de exposição, foram comercializadas, segundo a organização, R$ 950 mil. O estande de Minas Gerais foi o mais procurado. "Temos peças reconhecidas mundialmente, como a cerâmica do Vale do Jequitinhonha, que é o que mais vendeu até agora" informou o coordenador do estado, Thiago Tomaz Chaveiro.

O salão Mãos do Brasil será encerrado no próximo sábado (20). Ele está montado no Centro de Convenções Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1209. A entrada é franca. Até amanhã (18), o horário de funcionamento é de 14h às 22h. Na sexta (19) e no sábado, a feira começa às 11h e termina às 22h. A cada 20 minutos, ônibus saem da Estação Tietê do metrô para o local da feira.

 

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário