one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Elvis Presley em foto promocional para a música "Jailhouse rock"

Imagem:

Compartilhar:

Elvis Presley faria 80 anos nesta quinta-feira

Criado em 08/01/15 11h09 e atualizado em 09/01/15 09h28
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Elvis Presley em 1970
Elvis Presley em 1970 (Ollie Atkins/Casa Branca)

Conhecido mundialmente como um dos ícones do século XX e pioneiro do movimento musical e cultural que ficou denominado como rock n' roll, Elvis Aaron Presley faria 80 anos nesta quinta-feira, 08 de janeiro.

Presley nasceu em East Tupelo, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, em 1935. Ainda hoje, o músico chamado de "Rei do Rock" acumula fãs ao redor do mundo e é uma inspiração para vários artistas, com uma legião de pessoas que fazem covers em sua homenagem, devido à forma característica que o músico costumava se vestir e se apresentar. Do corte de cabelo com costeletas às botas, calças com boca de sino e jaquetas de couro com camisas de gola saltada, tudo em Elvis Presley foi considerado inovador quando o artista surgiu para o mundo, na década de 1950.

Programa Momento Três, da Rádio Nacional FM Brasília, relembra Elvis Presley nesta quinta às 10h, 14h e 21h. Ouça!

Além da imagem que se tornaria ícone, a qualidade musical de Presley chamava a atenção. Seu timbre de voz e técnica alcançavam notas não-comuns, à época, para cantores populares, e sua extensão vocal se aperfeiçoou com o tempo. Na música, ele também foi um dos primeiros a experimentar o rockabilly, fusão do rock n' roll com a música country.

Sua consagração como ídolo da música se deu em 1956, quando ele chegou a fazer um show na cidade de Dallas para 27 mil pessoas; número incomum para a época. Também participou de filmes como "Love me Tender" e "Jailhouse Rock", nomes também de músicas de sua autoria, que foram sucesso de bilheteria. Na década de 1960, películas como "Flaming Star" e "Wild In The Country" também movimentaram Hollywood.



Elvis Presley em imagens de divulgação do filme "Jailhouse rock", em 1957


O fim
A morte do cantor é um mistério que gerou a famosa frase "Elvis não morreu", ressaltando as dúvidas e controvérsias que fãs e biógrafos carregam sobre o dia em que o fim de Presley foi anunciado. A imprensa da época demorou a transmitir a notícia, porque boatos anteriores deram a falsa informação de que Elvis teria morrido, em acidentes de carro ou até mesmo assassinato. No entanto, em 16 de agosto de 1977, o corpo dele foi encontrado no banheiro de sua mansão na cidade de Memphis, no estado norte-americano do Tennessee. A causa informada pelo médico, após tentativas de reanimação, foi ataque fulminante provocado por uma arritmia cardíaca.

Elvis Presley é, ainda hoje, um dos recordistas de venda de discos em todo o mundo; mesmo tendo vivido apenas 42 anos. Ao lado do grupo de rock britânico The Beatles, ele sustenta o título de artista com mais de 500 milhões de álbuns vendidos. Seu repertório tem músicas animadas, como "Jailhouse rock", "Blue Suede Shoes" e "A little less conversation", e baladas românticas como "Love me tender", "Always on my mind" e "Suspicious minds".

Assista à reportagem da TV Brasil sobre as comemorações:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário