one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Bienal da UNE debate no Rio a língua portuguesa com eventos na Lapa

Criado em 31/01/15 18h05 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Alana Gandra Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) começa amanhã (1), com atividades na Fundição Progresso, que abriga atividades culturais durante o ano inteiro, no Circo Voador e  nos Arcos da Lapa, na região central do Rio de Janeiro,  tendo como meta debater a língua portuguesa na sua brasilidade, com o tema central “#VozesdoBrasil“.

A bienal ocorre a cada dois anos desde 1999 e é considerada o maior festival estudantil da América Latina. A coordenadora geral do evento, também diretora de Cultura da UNE, Patrícia Matos, informa que, em cada cidade que sedia a bienal, há a preocupação de mostrar a produção cultural e artística universitária, “além de debater temas relacionados à formação da identidade cultural do povo brasileiro”.

“A bienalvai trazer várias figuras do campo da literatura, da lingüística e da academia para fazer uma discussão sobre esse tema”. Grupos estudantis das cinco regiões brasileiras também abordarão a cultura nacional, em suas diversas linguagens. Uma equipe de 80 pessoas de todo o país, incluindo sete coordenadores de áreas artísticas e do conhecimento (música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão), está na capital fluminense desde dezembro passado,  acertando os últimos detalhes da bienal, que se estenderá até o dia  6 de fevereiro.

Patrícia disse que a expectativa é receber um público de 10 mil estudantes durante o festival. Para marcar o encerramento do evento, ocorrerá uma “culturata”, misto de cultura e passeata, quando “vamos apresentar as nossas pautas, de forma irreverente”, anuncia a coordenadora geral. Os seis dias da bienal serão marcados por shows, atividades culturais e esportivas, mostras científicas, oficinas  e debates.

Mais de 1.500 trabalhos se inscreveram para a 9ª Bienal da UNE, de todos os estados do país, inclusive de municípios do interior. O número é recorde na a história do evento, segundo Patrícia Matos. “Para nós, isso é muito feliz, porque dessa forma a gente consegue representar melhor a diversidade que tem o nosso país nessas produções”, diz ela.

No espetáculo de abertura, programado para amanhã, às 17 horas, os organizadores pretendem “trazer um pouco da reflexão que a UNE sempre fez sobre a formação histórico-cultural do povo brasileiro a partir da língua”. Será dado destaque à produção literária que marcou o país, como ocorreu  na Semana de Arte Moderna de 1922, por meio da figura do escritor Mário de Andrade, comenta a diretora. A UNE espera a participação de representantes dos ministérios da Educação e da Cultura, entre outras autoridades.

A Bienal da UNE já teve como sedes as cidades de Salvador, nos anos 1999 e 2009;  Recife e Olinda (2003 e 2013, respectivamente); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007,  2011 e, agora, 2015). A principal proposta do festival é valorizar a identidade nacional e interligar as produções juvenis de todas as regiões brasileiras, ressalta a assessoria de imprensa da entidade.

Editor Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário