one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bloco de rua Tamborim Sensação abre carnaval não oficial na Praça XV, centro do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Blocos abrem carnaval não oficial do Rio e protestam contra excesso de regras

Criado em 03/01/15 18h16 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Vladimir Platonow Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Blocos abrem carnaval não oficial do Rio
Bloco de rua Tamborim Sensação abre carnaval não oficial na Praça XV, centro do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O grito de carnaval no Rio de Janeiro foi dado neste sábado (3) em forma de protesto contra o excesso de regramentos para os desfiles dos populares blocos de rua. O evento, batizado de Abertura do Carnaval Não Oficial, levou dezenas de pessoas a batucarem e se divertirem na Praça XV, no centro da cidade, ao som de pelo menos sete blocos carnavalescos.

O integrante do bloco Boi Tolo, Luis Otávio Almeida, criticou o que chama de excesso de intervenção do governo na festa popular. “O carnaval vem sofrendo uma interferência muito grande da prefeitura, em termos de regras. A gente entende a festa como algo que surge de forma espontânea, porque o povo vai para a rua e faz o carnaval. Essa coisa do bloco ter que nascer no papel seis meses antes de ir para a rua é algo que não aceitamos. Nós do Boi Tolo não somos legalizados, não pedimos autorização, o nosso carnaval acontece. O espírito do carnaval é o folião ir para a rua brincar. Não precisa da tutela de ninguém. Alvará e carnaval são coisas que não combinam”, argumentou o bancário.

Leia também: Cariocas já pagam mais pela passagem de ônibus

A divulgação foi feita exclusivamente pelas redes sociais. O texto de chamada do evento deixa clara a posição dos grupos sobre o atual carnaval de rua do Rio, que teve gande crescimento nos últimos anos, mas depende hoje de autorização prévia da prefeitura para acontecer, o que é repudiado pelos foliões. “Se por um lado vemos crescer o brincar espontâneo e a ocupação da cidade consciente e irreverente, livre de amarras, horários e cordas, por outro o mercantilismo avança e ameaça a essência da festa”, ressalta o texto.

A liberdade de ação também foi defendida pelo diretor do bloco Tamborim Sensação, Ricardo Braem. “A proposta é resgatar o carnaval de rua em sua essência, aquela em que você desce, sai atrás de um bloco e vai se divertindo. O que a gente quer é ter mais facilidade. A ideia é tirar a gravata e se divertir nos quatro dias de folia”, explicou Braem, que é analista de sistemas.

O Tamborim Sensação é um bloco que surgiu como oficina de percussão, no bairro de São Cristóvão, aberto a qualquer interessado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.tamborimsensacao.com.br. Além do Tamborim Sensação e do Boi Tolo, estavam previstas as apresentações dos blocos Batuquebato, Frevo Prato Misterioso, Bloco do Rock, Cordão do Prata Preta e Unidos do Baque Virado.

Procurada para se posicionar a respeito, a prefeitura não deu retorno até a edição desta matéria. Mas, em posicionamento anterior, a prefeitura do Rio explicou que decidiu organizar o carnaval de rua por causa do crescimento de alguns blocos que levam milhares de pessoas às ruas, o que demanda serviços básicos de segurança e conforto, como a presença de agentes de trânsito e a instalação de banheiros químicos ao longo do trajeto, além de reforço nas equipes de limpeza urbana.

 

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário