one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maracatu toma conta das praias do Rio no carnaval

Imagem:

Compartilhar:

Blocos afro e afoxés no Rio querem edital específico para o carnaval

Criado em 15/01/15 16h04 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Isabela Vieira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Os blocos afros e afoxés no Rio de Janeiro poderão contar com edital específico para o carnaval de 2016. A informação é da secretária Estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, que se reuniu com os grupos esta semana, junto com o governador Luiz Fernando Pezão. A Liga Afro do Rio, com 32 filiados, reclama da falta de recursos e cobra também um circuito específico.

“A Secretaria de Cultura se compromete, no próximo edital de carnaval, fazer um sub-edital, só para esses blocos”, afirmou Eva. Para ajudar os grupos, ela também disse que, seis meses antes de lançar a concorrência, colocará técnicos para ajudar os blocos com a documentação. “Ou seja, para que consigam se inscrever no edital em condições de igualdade”, completou.

Leia também no Portal EBC:

Escolas de samba do DF estudam alternativas para Carnaval sem recursos

Prefeitura do Rio doará ingressos do carnaval a pessoas com deficiência

Em 2015, somente três blocos afros e afoxés conseguiram ser aprovados no edital da secretaria que distribuiu R$ 1 milhão para cerca de 200 organizações.

Com recursos próprios ou dinheiro do governo, o presidente da Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj) – organização que antecede a Liga Afro do Rio - Paulo César Xavier, dsse que somente 12 dos 32 grupos conseguirão sair em cortejo este ano. Ele concorda que a burocracia dos editais e a competição com os blocos maiores dificulta o acesso ao dinheiro.

“Recebemos um valor ínfimo. Cada bloco não recebe nem R$ 1 mil para desfilar. Daí mobilizamos, vendemos cerveja aqui e ali, sabendo das dificuldades”, completou ele, que coordena o carnaval do bloco afro Òrúnmilá, apadrinhado pelo bloco afro soteropolitano Ilê Aiyê. “Há 20 anos a gente vem lutando para poder desfilar”, frisou César Xavier.

Celso Athayde, um dos fundadores da liga, criada este ano, em parceria com a Febarj e Central Única Favelas, acrescenta que, além dos recursos do carnaval, é preciso fazer um resgate e valorização dos grupos, como patrimônio cultural. A secretária de Cultura disse que conversará sobre o assunto com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

A Liga Afro, que será lançada oficialmente em 23 de janeiro, trata do carnaval e Febarj atua na integração dos blocos, que desenvolvem oficinas de percussão para crianças, de instrumentos musicais e cultura negra. “Estamos pensando no desenvolvimento dos blocos durante todo ano e este apoio também é um dos pleitos ”, disse César Athayde.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário