one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisa mostra que dos 5.799 personagens falantes ou nomeados na tela de cinema, 30,9% são do sexo feminino

Imagem:

Compartilhar:

Despesas de filmes para ir a festivais podem ser pagas pela Ancine

Criado em 16/01/15 15h44 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) poderá custear as despesas com a ida de filmes nacionais - curta, média e longa-metragem - selecionados para apresentação em festivais de outros países, para estimular a internacionalização do cinema  brasileiro, conforme medida divulgada no Diário Oficial da União de hoje (16).

Um total de R$ 1,85 milhão estarão disponíveis para noventa festivais e trinta e um laboratórios ou workshops. O auxílio será proporcionado pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops Internacionais em 2015, do Ministério da Cultura e da Ancine.

Leia também:
Ancine destina R$ 685 mil para estimular venda de produções do país no exterior

Para receber os recursos, os filmes ou projetos devem ter sido selecionados e convidados oficialmente pela organização do festival e os interessados devem se inscrever no site da própria Ancine, com um mínimo de trinta dias de antecedência em relação à data do evento.

Os apoios a serem concedidos para a participação dos filmes estão classificados em função da categoria para a qual esse filme foi inscrito. Por isso, podem variar de ajuda no fornecimento de cópias legendadas em suporte digital, transporte do material para as cidades onde acontece o evento e promoção dos filmes, entre outros.

O número máximo de apoios a serem concedidos por evento passará a ser de três, com exceções. Nos três festivais mais importantes, por exemplo, os de Cannes, Berlim e Veneza, o programa poderá apoiar até sete filmes. Caso haja mais solicitações do que o limite definido, alguns critérios da própria Ancine, como priorizar o filme que tiver recebido o menor número de apoios pelo programa até o momento do evento ou a ordem cronológica do pedido, definirão aqueles que vão participar. Todos os projetos e filmes que desejarem ser contemplados pelo benefício devem requerer, e ter contemplado o seu pedido de registro como obra brasileira (CPB) até o final do prazo da prestação de contas.

Para a promoção do filme, a concessão do apoio só será efetivada se destinada à efetiva participação, no evento, do representante do filme no festival para qual a obra for selecionada e só será liberada após a assinatura do Termo de Concessão de Apoio Financeiro por Adesão e da Declaração. Esse apoio se destina prioritariamente ao custeio das despesas desses representantes no que envolver a participação apenas na promoção do filme e dependerá do destino. Para a América do Sul, o valor individual pode chegar a 2 mil reais, passando para 3.500 para a América do Norte e Central, 4 mil para a Europa (menos Rússia e Estônia) e chega a 5 mil para festivais realizados na Ásia, África, Rússia e Estônia

Editor Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário