one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Exposição interativa apresenta conceitos da matemática contemporânea

Criado em 22/01/15 21h25 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática contemporânea é revelada, de forma inédita, em uma exposição inaugurada hoje (22) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro. A mostra Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D utiliza imagens, animações e instalações interativas que proporcionam ao visitante a sensação de estar imerso em ambientes tridimensionais.

Apresentada com sucesso de público em importantes instituições da França - entre elas a Universidade de Paris -, a exposição que agora chega ao Brasil é resultado da colaboração de um grupo multidisciplinar, formado por pesquisadores e artistas visuais de importantes instituições dos dois países. O objetivo é apresentar ao grande público os resultados do trabalho do russo Grigori Perelman, que em 2002 resolveu a conjectura de Poincaré, problema matemático que estava sem solução desde 1904. Perelman provou também o teorema do matemático americano William Thurston sobre a classificação dos espaços tridimensionais.

“Nós mostramos uma coisa nova, a matemática de agora, não conceitos de dois séculos atrás. A preocupação foi traduzir em imagens a beleza que o matemático viu, em sua mente, ao formular seu teorema”, explicou o matemático e pesquisador francês Pierre Berger, um dos curadores da mostra. Com doutorado pelo Collége de France e formação pela École Normale Superiéure e pela École des Arts Décoratifs - ambas em Paris -, ele desenvolve no Brasil um trabalho em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Também pertence ao Impa, onde é pesquisador titular, o outro curador da exposição, Luiz Velho. Um dos pioneiros da animação por computador no Brasil, ele tem doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá) e mestrado pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos). Outro integrante da equipe é o artista plástico francês Pierre-Yves Fave, especialista em instalações multimídia, que já participou de exposições no Centre Pompidou, em Paris.

O resultado desse trabalho conjunto é uma exposição que  descreve as noções matemáticas sem fórmulas e com um mínimo de textos. A abordagem é sensorial, por elementos audiovisuais, mostrando aspectos puramente geométricos. "Um aluno de 12 anos é capaz de entender melhor as imagens mostradas do que seu professor”, comentou Pierre Berger. “A exposição pode ser vista como pura arte, mas tudo o que ela mostra é matematicamente explicado”, ressaltou.

Segundo o curador, não há data prevista para o término da mostra, mas a expectativa é de que ela permaneça durante todo o primeiro semestre de 2015 em cartaz no museu. A entrada é gratuita e a visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O Mast, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão, zona norte do Rio.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário