one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Forte Copacabana abre programação em homenagem aos 450 anos do Rio

Criado em 27/01/15 20h32 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Alana Gandra Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Forte de Copacabana abre o calendário de homenagens aos 450 anos do Rio de Janeiro com programação especial. Em concerto gratuito no próximo dia 31, a partir das 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana receberá a Orquestra Popular Tuhu, do projeto Villa-Lobos e as Crianças, para uma participação especial.  

Diretora executiva do Orquestra de Violões do Forte, Márcia Melchior informou hoje (27) que abrir a programação em homenagem aos 450 anos do Rio “é puro êxtase”. Do repertório, constam Bossa Nova e o melhor da música popular brasileira (MPB) de raiz, salientou.

“É um repertório exclusivamente popular brasileiro. O público desfrutará de grandes obras de nossos melhores compositores, além de arranjos inéditos do jovem maestro Luiz Potter”.

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana é uma iniciativa do Instituto Rudá e do comando do Forte. O projeto promove a inclusão social e cultural de crianças e jovens de comunidades do estado. A coordenação musical é do músico Antonio Carlos, da dupla Antonio Carlos e Jocafi. Os arranjos são de Flavio Goulart de Andrade e a regência de Luiz Henrique Potter.

Participam da orquestra 30 jovens de diversas localidades do Rio de Janeiro.

Já o Villa-Lobos e as  Crianças oferece oportunidades profissionais para jovens talentos de classes sociais menos favorecidas. A base são ensinamentos pedagógicos do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Neste conceito, foi criada a Orquestra Popular Tuhu, que é o  apelido de Villa-Lobos quando criança. O projeto é coordenado por Maria Clara Barbosa, cavaquinista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com direção musical  de Turíbio Santos.

A Orquestra Popular Tuhu é apoiada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),  Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage,  Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) e Academia Brasileira de Música. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e da  Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

O Forte de Copacabana fica na  Praça Coronel Eugênio Franco, número 1, Posto 6, em Copacabana, zona sul da capital fluminense. Informações podem ser obtidas pelo telefone 21- 25211032.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário