one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Morre Vanja Orico, atriz do primeiro filme brasileiro premiado em Cannes

Criado em 28/01/15 18h53 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A cantora, atriz e cineasta Vanja Orico morreu hoje (28), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Ela sofria do mal de Alzheimer e enfrentava um câncer no intestino. O enterro está marcado para amanhã (29), às 16h, no Cemitério São João Batista, na zona sul do Rio.

Vanja Orico ganhou destaque por sua participação no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, rodado em 1953 - primeira produção brasileira a ser premiada no Festival de Cannes, na França, e a conquistar sucesso internacional. No filme, ela aparecia interpretando a canção Mulher Rendeira. A carreira da atriz e cantora, no entanto, havia começado alguns anos antes, em 1950, na Itália, onde Vanja estudava música. Ela atuou em Mulheres e Luzes, produção do cineasta Federico Fellini.

Nos anos 50 e 60, ela fez grande sucesso como cantora no Brasil e se apresentou nos Estados Unidos e em países da Europa, América Latina e África. Além de O Cangaceiro, Vanja Orico atuou como atriz em vários filmes do chamado ciclo do cangaço, como Lampião, o Rei do Cangaço (1964) e Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro (1972). Em 1973 dirigiu o filme O Segredo da Rosa.

Filha do diplomata, escritor e acadêmico Osvaldo Orico (1900-1981), a atriz, cujo nome completo era Evangelina Orico, deixa um filho, o cineasta Adolfo Rosenthal, fruto de seu casamento como o ator André Rosenthal.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário