one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Construção do Museu do Amanhã, no Rio. Um projeto de Santiago Calatrava. (4/11/2014)

Imagem:

Compartilhar:

MTE alega medida de segurança e embarga obras do Museu do Amanhã

Criado em 19/01/15 22h56 e atualizado em 20/01/15 16h34
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro

O Ministério do Trabalho e Emprego embargou hoje (19), por medida de segurança, as obras do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro. De acordo com o auditor fiscal do Trabalho José Roberto Moniz, existe uma falha nos dispositivos de proteção do sistema elétrico, o que recomenda a paralisação das atividades.

Na última quinta-feira (15), o operário  Stanley Meireles Lima, de 35 anos, morreu eletrocutado. O auditor afirmou que a causa provável da morte foi a energização inesperada de uma estrutura metálica da obra.

“Possivelmente, a morte poderia ter sido evitada se o funcionamento do quadro de proteção estivesse regular. A função desse equipamento é detectar a fuga de corrente em fração de milésimos de segundos, o que não ocorre”, explicou.

De acordo com o ministério, as obras só poderão ser retomadas após a correção dos equipamentos e uma nova vistoria do local pelo auditor. Em nota, a concessionária Porto Novo, contratada pela prefeitura do Rio para a execução das obras do Porto Maravilha, informou apenas que reconhece a importância da fiscalização, e reitera seu compromisso com as normas de saúde e segurança do trabalho.

Orçado em R$ 215 milhões, o Museu do Amanhã, empreendimento conjunto da prefeitura carioca e da Fundação Roberto Marinho, é um dos símbolos da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. Com ousado projeto do arquiteto catalão Santiago Calatrava, o museu, com uma área de 15 mil metros quadrados, será um espaço interativo, com recursos audiovisuais que permitirão ao visitante imaginar futuros possíveis para a humanidade nos próximos 50 anos. As obras têm previsão de terminar no primeiro semestre deste ano.

*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do radiojornalismo da EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário