one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aos 70 anos de sua morte, Mário Andrade será homenageado na Flip 2015

Criado em 26/02/15 09h56 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Portal EBC

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em sua 13° edição homenageia o autor paulista, Mário de Andrade, falecido em fevereiro de 1945. A Flip acontecerá entre os dias 1° e 5 de julho.

Reconhecido por sua contribuição na criação de ideias inovadoras, Mário, trouxe questões centrais para novos debates sobre o país, a vida cultural e a literatura. A sua vida e obra parecem ter antecipado discussões atuais, que a Flip pretende pautar e atualizar em sua edição 2015.

A sua atuação nas questões ligadas a patrimônio material, mas sobretudo imaterial, inspiram a exposição História e Oficios do Território. Inaugurada em dezembro de 2014, com uma jornada de debates, a mostra está em cartaz no Espaço Experimental de Cultura – Cinema da Praça, em Paraty, até o dia 8 de março.

De acordo com o curador da Flip, Paulo Werneck, “Mário é um autor para o Brasil do século XXI, com vida e obra a serem redescobertas, rediscutidas, postas em debate.” A homenagem prevê, entre outras ações, uma conferência de abertura, mesas sobre o autor na programação principal e na FlipMais (programação da Casa da Cultura) e uma exposição. O curador também pretende levar novas gerações de intérpretes de sua obra literária e poética.

Mario de Andrade nasceu em São Paulo, no dia 9 de outubro de 1893. Professor, crítico, poeta, contista, romancista e músico, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. O poeta foi uma das figuras centrais da Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922.

Durante sua trajetória, Mário Andrade fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore. Foram de sua autoria os versos “Paulicéia Desvairada”, considerada o marco inicial da poesia modernista no Brasil. Suas obras estão agrupadas em dezenove volumes com o título de Obras Completas. Entre elas estão: Há uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917), Losango Cáqui (1926), Amar, Verbo Intransitivo (1927), Macunaíma (1928), Os filhos da Candinha (1943), Primeiro Andar (1926) e Belasarte (1934). Mário de Andrade faleceu em São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 1945, vítima de um ataque cardíaco.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Há setenta anos morria Mário de Andrade.

*Colaborou Carol Lira


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário