one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mostra com acessibilidade universal tem obras da Pinacoteca de SP

Criado em 21/02/15 13h44 e atualizado em 21/02/15 14h31
Por Camila Boehm Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo foram reproduzidas e adaptadas para incluir o público com deficiências sensoriais, motoras e intelectuais. As obras, que estão no Sesc Santo André até 1º de março, permitem que os visitantes usem outros sentidos além do visual, por meio de recursos como reproduções em relevo, maquetes tridimensionais, sons, aromas, textos em braile e audiodescrições.

São 14 reproduções fotográficas das obras originais. Junto a cada uma, o visitante pode tocar em uma maquete que reproduz a cena retratada, tem contato com o relevo de uma placa, além de conhecer outros detalhes sobre a peça no texto em braile. Um áudio também ajuda na percepção de cada obra. Os recursos multissensoriais fazem com que o público tenha diversas interações com a mostra, que busca ampliar a apreciação da arte por meio da estimulação dos sentidos.

A seleção inclui obras brasileiras do final do século XIX e meados do XX, com temas das artes plásticas como natureza morta, retrato, abstração e paisagens rural e urbana. Almeida Junior, Carlos Scliar e Di Cavalcanti estão entre os escolhidos para essa mostra.

A curadora Amanda Tojal destaca que os objetivos propostos pela exposição reforçam a ideia presente na nova museologia ao demonstrar que esses espaços podem e devem ampliar a sua forma de comunicação com o público, independente de suas diferenças. Segundo Tojal, isso faz com que esses espaços tornem-se um instrumento de inclusão social.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário