one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pequenos sambistas fecham desfiles no Rio

Criado em 18/02/15 12h39 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Akemi Nitahara Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

banner_carnaval2015

Depois do desfile das escolas do Grupo Especial do carnaval carioca no domingo (15) e segunda-feira (16), nessa terça-feira (17) foi a vez dos pequenos sambistas ocuparem a Marquês de Sapucaí, com as 16 escolas mirins que fecharam os desfiles no Rio. Os componentes têm entre 5 anos e 21 anos. Cada uma das escolas levou cerca de 400 crianças e adolescentes para o sambódromo e teve 30 minutos para se apresentar.

A maioria das agremiações é “filha” das escolas do Grupo Especial e tem como objetivo ser espaço de formação das crianças na cultura do samba e do carnaval. O desfile não é competitivo, mas há uma comissão que avalia os melhores em cada quesito, que são agraciados com o Troféu Estandarte do Samba Mirim.

O secretário e diretor financeiro da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro, Écio Bianchi, lembra que os pequenos desfilam desde 1984 e as escolas funcionam como centros socioculturais. “Cada agremiação busca funcionar o ano inteiro por meio de projetos que elas tocam.”

Sambódromo momentos antes de começar o segundo dia do desfile das Escolas de Samba Especiais (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Marquês de Sapucaí recebe escolas mirins (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O desfile foi aberto às 17h30 pelo Cortejo Real do Carnaval e também pela Corte do Carnaval Mirim. Vitor Hugo Alves Marques, 9 anos, morador do Rio Cumprido, diz que virou o Rei Momo Mirim "sambando muito". Ele desfila pela Aprendizes de Salgueiro e pela Nova Geração do Estácio. "Eu sambo desde pequenininho, vou continuar no carnaval quando crescer. Abrir o desfile das escolas mirins foi uma alegria só."

 

A Rainha Mirim, Kaylane Lima, 11 anos, desfila pela Estrelinha da Mocidade e diz que participa do carnaval desde que era "bem pequeninha". A mãe a levava para os desfiles da Acadêmicos de Santa Cruz. "Eu senti uma alegria, uma emoção tão grande [de abrir o desfile]. Deu vontade até de chorar na avenida, mas eu senti aquela felicidade e preferi não chorar, [preferi] colocar um sorriso lindo que aí todo mundo fica alegre também."

A primeira escola a pisar na avenida foi a Planeta Golfinhos da Guanabara, com um enredo sobre o chapéu. A Herdeiros da Vila trouxe uma reedição do enredo Direito é Direito, de 1989 da Unidos de Vila Isabel, para lembrar os 40 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Defendendo os espaços e tradições do bairro, a Petizes da Penha cantou Penha: Um Canto de Amor à Vida na Voz da Nossa Petizada.

A quarta escola a desfilar, a Império do Futuro, desenvolveu o enredo Rio Maravilha, Nós Gostamos de Você!. E a Filhos da Águia trouxe O Mestre do Samba, Uma Homenagem a Paulo Portela. A escola Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy contou a história do carnaval com o enredo Do Profano ao Sagrado.

A programação incluía, na sequência, a Tijuquinha do Borel, com o enredo Portal das delícias – Uma Saborosa Viagem ao Redor do Mundo; a Corações Unidos do Ciep, com o enredo 450 Anos de uma Cidade que Continua Apaixonante e Apaixonada; a escola Miúda da Cabuçu, com o enredo Rios, Mares, Cachoeiras e Cascatas: Onde Estão Nossas Matas?; e a Pimpolhos da Grande Rio, com o enredo Meu Guri – A Imagem da Criança do Meu Brasil.

Em seguida, aparecem a Inocentes da Caprichosos, com o enredo Se Essa Avenida Fosse Minha, Eu Mandava Iluminar com As Cores das Escolas para a Garotada Desfilar; a Mangueira do Amanhã, com o enredo E O Meu Brasil tem Chica Chica Boom; a Aprendizes do Salgueiro, com o enredo O que e que os Aprendizes tem? Tem Carmem Miranda tem!; a escola Nova Geração do Estácio de Sá, com o enredo Era Uma Vez, Um Menino que Tinha Cabelos de Algodão; a escola Infantes do Lins, com o enredo Rio 450, Belezas da Cidade Maravilhosa; e a Estrelinha da Mocidade, com o enredo Para Sempre no Seu Coração – O Carnaval da Doação.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário