one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto português de difusão da arte contemporânea inaugura mostra no Rio

Criado em 27/02/15 21h12 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Um projeto português de arte contemporânea, que já percorreu cidades como Nova York, Berlim, Barcelona e Bruxelas, chegou ao Rio de Janeiro, com a exposição inaugurada hoje (27) no espaço cultural XXVinte, no bairro do Jardim Botânico, zona sul da cidade. A mostra Edições Carpe Diem exibe obras de cerca de 50 artistas plásticos de diversas nacionalidades, entre eles os brasileiros José Bechara e Tatiana Blass, a belga Jeanine Cohen  e o português Manuel Caiero.

Promover a arte contemporânea, por meio de edições que possibilitam sua comercialização a preços acessíveis, é um dos objetivos do projeto criado pelo Carpe Diem Arte e Pesquisa, sediado em Lisboa, no Palácio Pombal. Além de exposições, a instituição promove conferências, masterclasses, conversas com artistas, workshops e programas educativos.

O projeto conta com parcerias de agentes privados e entidades internacionais para a produção de edições limitadas de obras, apresentadas em galerias de arte de todo o mundo. “As obras têm pequeno formato e edição limitada de 30 exemplares e mais três provas de artista, e são geralmente impressões fotográficas, além de serigrafias e desenhos”,  explica Bruna Latini, responsável pela curadoria da etapa carioca do tour internacional da Edições Carpe Diem. “O objetivo é atingir novos públicos e divulgar o trabalho dos artistas que integram o projeto”, ressalta.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, com entrada grátis, das 9h às 19h. Aos sábados, das 18h às 22h30, haverá exposição de vídeos dos artistas participantes, na Rua Visconde de Carandaí, 20, no Jardim Botânico.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário