one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Charlie Chaplin

Imagem:

Compartilhar:

Festival É Tudo Verdade comemora 20 anos apresentando 109 documentários

Criado em 28/03/15 14h31 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Completando 20 anos, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade começa no dia 9 de abril, em São Paulo, e no dia 10 de abril, no Rio de Janeiro, apresentando 109 filmes de 31 países, 16 deles inéditos.

Segundo Amir Labaki, fundador e diretor do festival, serão feitas neste ano três homenagens. “Há, na verdade, três efemérides a celebrar: os 80 anos de um dos maiores cineastas brasileiros, Vladimir Carvalho, o centenário de nascimento de um de nossos inspiradores, Orson Welles (1915-1985), e as duas décadas do festival”, disse ele.

Os 80 anos de Carvalho serão celebrados com a apresentação de quatro de seus principais longas e dois retratos biográficos dedicados a ele, entre eles o filme Conterrâneos Velhos de Guerra (1991), que conta histórias dos trabalhadores, de todas as partes do Brasil, que participaram da construção da nova capital, Brasília.

O centenário de Welles, por sua vez, será comemorado com a exibição de It’s All True – Baseado em Um Filme Inacabado de Orson Welles (1993), de Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson, um filme sobre o documentário interrompido rodado por Welles no Brasil em 1942, além da versão restaurada de Verdades e Mentiras (F for Fake, 1973), um ensaio sobre o verdadeiro e o falso, a autoria e a arte, desenvolvido a partir de um perfil do falsificador de pinturas do século 20 Elmyr de Hory (1905-1976).

Os 20 anos do festival serão comemorados especialmente com duas mesas-redondas, que vão discutir a produção documental do período, e uma retrospectiva de filmes chamada 20! Vinte aos Pares.

A sessão de abertura vai apresentar o filme Últimas Conversas, o último documentário dirigido por Eduardo Coutinho (1933-2014). Com cerca de uma hora e meia de duração, Coutinho dialoga com jovens estudantes cariocas. "Últimas Conversas não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida, mas é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro”, disse o diretor.

O festival termina no dia 19 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas depois seguirá para Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio), Santos (7 a 10 de maio) e Brasília (27 de maio a 1º junho). A entrada é gratuita.

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário