one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


2ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo reunirá espetáculos de companhias, grupos e diretores renomados mundialmente

Imagem:

Compartilhar:

Festival de teatro em São Paulo aborda tensão em zonas de conflito

Criado em 01/03/15 13h43 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A tensão nas zonas de conflito envolvendo Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina é um dos temas da 2ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, evento que começa dia 6 de março e que apresentará 12 espetáculos de teatro da Rússia, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Ucrânia, Holanda, Colômbia, Itália, Israel e Brasil. A mostra será encerrada em 15 de março.

“A ideia não é ser uma mostra quantitativa, mas qualitativa. São espetáculos de companhias, grupos e diretores renomados mundialmente. A maior parte deles nunca esteve no Brasil”, disse Antonio Araújo, curador e diretor artístico da mostra.

Três eixos se destacam no festival deste ano, explicou o curador. Além das zonas de conflito, os espetáculos também abordam a relação entre teatro e cinema e fazem uma releitura de clássicos. “Estas questões atravessam as peças, mas não são os únicos temas apresentados”, ressaltou.

"O festival é uma concentração de espetáculos, atividades de pensamento e didáticas, diálogos e encontros. Em dez dias , isto vira uma panela de pressão, gerando um pequeno terremoto, polêmica e discussão”, acrescentou.

A novidade deste ano é uma coprodução internacional com a Holanda, com a estreia do espetáculo Canção de Muito Longe, dirigido por Ivo van Hove. A estreia mundial será no dia 10 de março e a parceria inédita permitirá que profissionais de artes cênicas acompanhem o processo de finalização da montagem e participem de aulas-conferências.

Da Rússia serão apresentadas as peças Opus nº 7, escrita e dirigida por Dmitry Krymov, e A Gaivota, clássico de Anton Tchekhov, com direção de Yury Butusov. A Ucrânia traz Woyzeck, do diretor Andriy Zholdak, contemplado com o Prêmio Unesco 2004 para as Artes Cênicas.

Também serão apresentadas as peças Stifters Dinge, dirigida por Heiner Goebbels, da Suíça; As Irmãs Macaluso, por Emma Dante, da Itália; Arquivo, criada por Arkadi Zaides, de Israel; Senhorita Julia, dirigida por Katie Mitchell e Leo Warner, da Inglaterra; Morrer de Amor, Segundo Ato Inevitável: Morrer e Matando o Tempo, Primeiro Ato Inevitável: Nascer, ambas dirigidos por Jorge Hugo Marín, da Colômbia; além de Julia, da diretora brasileira Christiane Jatahy, que também dirige a peça E Se Elas Fossem para Moscou?.

Os espetáculos serão apresentados em vários teatros da cidade, como o Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, Teatro Sérgio Cardoso, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Itaú Cultural e o Sesc Consolação, Ipiranga e o Flávio Império (zona leste).

Além das peças, a mostra também conta com outras atividades. Denominada Olhares Críticos, uma delas é uma série de ações para promover a formação do olhar dos espectadores. Em uma dessas ações, vários críticos comentam os espetáculos para veiculação impressa ou eletrônica.

“As críticas são encartadas e entregues ao público, distribuídas em filas ou dentro do jornal que o público recebe sobre a mostra”, explicou o curador, ressaltando que isso ajuda, por exemplo, a formar o olhar do público e até gerar críticas ou comentários sobre os espetáculos nas próprias filas.

A outra atividade é o Intercâmbio Artístico, que prevê ações entre artistas internacionais e brasileiros para troca de experiências. Também haverá debate especial para discutir o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Mais informações e a programação do festival podem ser obtidas no site do evento.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário